O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

UMA GRANDE VERDADE

Hoje, venho apenas cumprir a missão que recebi da amiga São: pegar um livro, abrir na página 161 e transcrever a quinta frase. O livro é "O Pensamento dos Grandes Homens" e esta é a frase, de Nelson Mandela:

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, pela sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar".

Grande verdade! Não é possível nascer odiando outrem apenas por sua cor, seu credo, ou sua orientação sexual. O preconceito nos é ensinado; ele não é natural em nós. Ou seja: entre o ódio e o amor, a escolha é nossa.
Vamos pensar nisto. Principalmente ao educar os nossos filhos.

44 Comentários:

Blogger Carol disse...

Um desafio curioso e, neste caso, um resultado excelente!
O título do teu post diz tudo. As mentalidades, tal como tu dizes, podem ser moldadas para o melhor e o pior. Mas essa educação de que falas, não pode ficar pelos filhos! Há que educar os sobrinhos, familiares, amigos, todos aqueles que podemos tocar.
Bjs.

8 de novembro de 2007 às 19:40  
Blogger Mary disse...

É meu querido amigo isto é uma grande realidade.Ja tinha visto esta imagem e ela sempre me emociona quando vejo,pela atitude da mulher.
beijosss

8 de novembro de 2007 às 21:09  
Anonymous Anônimo disse...

Arabe,

Essa foto vem carregada de generosidade.

A grande questao parece ser que o ser humano recebeu de Deus o livre arbitrio, mas nao pede orientacao para usa-lo.
E, a educacao e' um investimento a longo prazo. E'preciso semear agora para que futuras geracoes colham.

Sempre bom vir aqui.

Um abraco,

Susana

9 de novembro de 2007 às 06:29  
Blogger Yvonne disse...

Perfeito. Aliás, tudo perfeito: a frase do Mandela, o seu post e principalmente a foto que bem exemplificou o que você quis dizer. Beijocas

9 de novembro de 2007 às 07:44  
Anonymous Anônimo disse...

Imagem bem significativa...

Beijinhos

9 de novembro de 2007 às 09:36  
Blogger vieira calado disse...

Plenamente de acordo, amigo!
Um abraço.

9 de novembro de 2007 às 10:20  
Blogger Sol da meia noite disse...

Post sublime!
Permite-me que assine em baixo, com todo o respeito. Porque esta é talvez, a Primeira das Verdades que deve ser difundida.

Mil beijos!

9 de novembro de 2007 às 10:42  
Blogger fragmentos: Lady Libertine disse...

Então... uma das minhas maiores preocupações qndo me pego pensando em um dia ser mãe... é exatamente isso!
É o mundo em que vivemos... onde as pessoas aprendem a odiar...

=**********

Desculpa a invasão...

9 de novembro de 2007 às 11:30  
Blogger SILÊNCIO CULPADO disse...

Brilhante até mesmo no acaso.
Só odeia quem é pobre, muito mais pobre que o objecto do seu ódio. Só odeia quem não acredita em si próprio, quem verte sobre os outros a sua frustração de não ser amado. Só odeia quem não foi amado. Por isso amemos para que o ódio definhe na terra.

9 de novembro de 2007 às 19:18  
Anonymous Anônimo disse...

Tem razão.

9 de novembro de 2007 às 20:06  
Anonymous Anônimo disse...

Essa foto é linda e rara, e mostra de forma definida o amor e o respeito que algumas pessoas têm pelos animais, especialmente se estes forem filhotes. Eu amo bichos; e tenho uma siamesa, a Cinderela, que é a queridinha de casa.

Me preocupa o fato de estarmos nos distanciando de nós, quando o fosse entre nós e os outros já é perigosamente objeto de constatação científica. Um emprego que dita regras e normas, um carro do ano, um celular de último modelo, roupas de grife e um vocabulário quase sempre carregado de palavras e situações vazias é o indicativo dos grupamentos sociais tidos por "de elite", quando valores mais caros como simplicidade, cuidado, proteção e respeito são os que, na verdade, definirão a continuação ou extinção da raça humana.

Estou trágica, mas deixo aqui o que sinto.

BeijUivoooooooooooosssss da Loba

9 de novembro de 2007 às 22:41  
Blogger Páginas Soltas disse...

O posto.. deixou- me arrepiada... mas eis a triste realidade que temos!

Meu querido amigo... a tua sugestão é sublime!

Eu já a fiz a minha parte, educando as minhas filhas baseada nos fundamentos que apelas!

Espero, que todos os pais, ou encarregados de educação, façam o mesmo!

Um bom fim de semana


Beijinhos

Maria

9 de novembro de 2007 às 23:14  
Blogger Whispers disse...

Ola lindo!
venho te desejar feliz fim de semana, e te deixei um mimo no meu blog gostava que o aceites:)
beijos mil
whispers

10 de novembro de 2007 às 00:50  
Blogger O Árabe disse...

Carol, com certeza você tem razão! Referi-me aos filhos, porque são os que de mais perto educamos...

10 de novembro de 2007 às 01:11  
Blogger O Árabe disse...

A imagem é emocionante, Mary. Na época em que a recebi, postei sobre esse altruísmo, em outro blog.

10 de novembro de 2007 às 01:12  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você sintetizou bem, Susana: uma generosidade sem limite. E, realmente, cabe indagar o que fazemos do nosso livre arbítrio...

10 de novembro de 2007 às 01:13  
Blogger O Árabe disse...

E a música, Yvonne? Eu achei magnífica essa versão!... ;)

10 de novembro de 2007 às 01:14  
Blogger O Árabe disse...

Verônica, é como eu disse: acho que esta é a foto mais tocante que já vi... impressionante, mesmo!

10 de novembro de 2007 às 01:15  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado pelo apoio, amigo Vieira... e um grande abraço!

10 de novembro de 2007 às 01:15  
Blogger O Árabe disse...

Eis um aassinatura que muito me honra, amiga Sol!... obrigado.

10 de novembro de 2007 às 01:16  
Blogger O Árabe disse...

Sem invasões, lady... bem-vinda ao nosso oásis! :)

10 de novembro de 2007 às 01:17  
Blogger O Árabe disse...

Bela reflexão, Silêncio... e um conselho melhor ainda! Só disto dependemos, para que o ódio se afaste de nós...

10 de novembro de 2007 às 01:18  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Magui. Tomara que consigamos trabalhar isto em nosso mundo!...

10 de novembro de 2007 às 01:19  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você está certa, Keila: o homem se torna cada vez mais sofisticado, tecnológico... e vazio. Infelizmente.

10 de novembro de 2007 às 01:20  
Blogger O Árabe disse...

Bem que tentei, amiga Whispers, mas não me foi possível acessar o teu blog. Segundo a mensagem, eu teria que ser convidado. Mas, acredita: mesmo sem vê-lo, sou grato pela gentileza.

10 de novembro de 2007 às 01:26  
Blogger O Árabe disse...

Tenho certeza, Maria, que a tua filha é muito bem educada! Oxalá mais pais e mães se preocupem com este ponto da criação...

10 de novembro de 2007 às 01:28  
Anonymous Anônimo disse...

Parabens

10 de novembro de 2007 às 08:07  
Blogger Renata Livramento disse...

adorei! aliás de todas as repostas q li para este meme, a sua foi a que mais gostei (será q escolheu o mlehor livro/! rs..)

Estou querendo te linkar no DD, e preciso de duas coisas: 1) sua autorização, claro e 2) seu endereço do blog, pois como sempre venho aqui através do link do haloscan, não sei porque mas no seu caso, o endereço nunca aparece..rs.rs.rs..


bjos e ótimo fds!

10 de novembro de 2007 às 14:11  
Blogger Jaqueline Sales disse...

Estou falando de você lá nos Uivos, e é bom conferir o que digo, pois pode parecer "fofoca".

BeijUivoooooooooosssssss da Loba

10 de novembro de 2007 às 15:38  
Anonymous Anônimo disse...

Sábias palavras, amigo, as do Nelson Mandela e as tuas!

A imagem... comovente!

Ficam pétalas, beijos e o desejo de um domingo ensolarado de alegrias para ti.

10 de novembro de 2007 às 22:50  
Blogger tagarelas disse...

Tambem eu tenho pavor ao racismo, de qualquer especie.
E tambem acho que devemos comecar pelos nossos filhos.
Mas tambem sei que nao sou a unica a educa-los e ha um mundo xenofobo la' fora.
Espero que o Lenon tivesses razao: "You may say I'm a dreamer, but I'm not the only one"
Como sempre um post que nos obriga a pensar!
Obrigada.

11 de novembro de 2007 às 04:27  
Blogger Giu disse...

Árabe!
Feliz escolha que o acaso propiciou nesta grande e imensa verdade, acompanhada de uma bela e emocionante imagem do verdadeiro amor.
Beijos da Giulia

11 de novembro de 2007 às 08:51  
Blogger Tati Sabino disse...

Oi querido..mil desculpas pela enorme ausensia..

sabe..sempre penso nisso, e uso no meu dia a dia e como vc disse..na educação do meu filho!
Bjo grande e ótima semana..

11 de novembro de 2007 às 19:33  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Pedro.. e a você também. Gostei do seu blog!

11 de novembro de 2007 às 21:31  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Renata, a escolha do livro foi fundamental! Com um livro desses, qualquer página dá um bom resultado! Como você já deve ter visto lá no DD, o endereço é: http://ohassan.blogspot.com. Quanto à autorização... sinto-me honrado, amiga!

11 de novembro de 2007 às 21:33  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Keila... de coração! É o carinho de vocês, que perfuma o nosso oásis!

11 de novembro de 2007 às 21:36  
Blogger O Árabe disse...

Bia, com certeza as do Nelson são muito mais... eu apenas comentei sobre elas. E a imagem é realmente incrível, não? Grato pela gentileza e tenha uma perfumada semana!

11 de novembro de 2007 às 21:38  
Blogger O Árabe disse...

Estás certa em toda a linha, Tagarelas... precisamos, mesmo, fazer a nossa parte o melhor que pudermos. Para cada pessoa melhor, o mundo se torna um pouco melhor...

11 de novembro de 2007 às 21:40  
Blogger O Árabe disse...

Realmente, Giu... acho que, desta vez, o acaso foi extremamente generoso comigo. A frase do Mandela e a imagem são carregadas de amor e emoção...

11 de novembro de 2007 às 21:42  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria ver você, Tati. E tenho certeza que o galãzinho da foto é muito bem educado!... :)

11 de novembro de 2007 às 21:44  
Anonymous Anônimo disse...

Nós pais, somos responsáveis por muitas manias, muitos preconceitos, muitos medos, muitos problemas, etc... porque não sabemos ao certo, como agir com os filhos. Essa é uma das tarefas mais difíceis. Porque quando eles nascem, não trazem bula e cada um tem um jeito de ser, sentir. O educar que dá certo com uns, já com outros não. Mas é um aprendizado...
Acho que todas as pessoas antes de pensarem em ter filhos, deveriam estudar psicanálise. Muita coisa seria evitada.
Beijos

12 de novembro de 2007 às 23:40  
Blogger O Árabe disse...

Acho que vc tem razão, Olhos de Mel. Inclusive, essa bula faz uma falta!... ;)

13 de novembro de 2007 às 09:27  
Anonymous Anônimo disse...

DO FUNDO DO CORAÇÃO, MEU AGRADECIMENTO E MEUS PARABÉNS POR TER ACEITE MEU DESAFIO!!

Abraço também para quem comentou!

Que a Luz do Grande Espírito nos acompanhe!!

Nota: só entra como Anónimo, mas sou eu - SÃO!!

15 de novembro de 2007 às 15:32  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, amiga. E disponha sempre do oásis e do amigo!

15 de novembro de 2007 às 15:36  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky