O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

domingo, 25 de maio de 2008

A CANÇÃO DO PREGADOR

Não é no pó que se acumula nas minhas sandálias, que encontrarei as lembranças dos caminhos que já percorri; mas nos sentimentos de que pude desfrutar, durante as minhas viagens.

Como não é nas minhas palavras, que encontrarei as verdades que busco; apenas poderei encontrá-las nas dúvidas dos meus irmãos. Pois a resposta não começa a nascer, antes que a pergunta seja formulada.

Assim como o perigo das tempestades não está no estrondo assustador do trovão, mas na beleza ofuscante dos raios, também não é nas realidades do mundo que encontraremos as causas da nossa felicidade, ou do nosso sofrimento; elas estão nos nossos sentimentos, no mais íntimo de nós.


Entretanto, como o condenado não pode deixar a própria cela, também o homem não consegue abandonar os limites que o corpo e a sociedade lhe impõem; e assim torna-se prisioneiro do medo, da insegurança e das frustrações, ao afastar-se da sabedoria do Universo, que vive na voz do seu verdadeiro Eu.

Procura o homem entorpecer-se com os apelos do mundo. É nos valores da sociedade, que busca os parâmetros para medir aos outros e a si mesmo. E, ao fazê-lo, é como a mariposa ingênua, que se deixa atrair pelo brilho fatal da lâmpada enganosa.

Enquanto assim for, devo falar aos meus irmãos. E cada um que ouça as minhas palavras e nelas encontre o ponto de partida para as suas verdades, será para mim como a missão cumprida. Pois o semeador, ao lançar milhões de grãos sobre a terra, sabe que nem todos eles frutificarão; e nem por isso despreza o valor do seu trabalho, ou a alegria da colheita.

E não me move a esperança da sua gratidão, nem o desejo das glórias terrenas. A cada dia, mais velho me sinto; de nada me valeria acumular novas bagagens, às vésperas da grande viagem, onde só a experiência podemos levar.

Tampouco, possuo a presunção de ensinar. Na verdade, o que me move é o desejo de aprender; e como compreender a Vida, se eu me fechar em mim mesmo e não compartilhar as dúvidas e a sabedoria dos meus irmãos? Pode uma única página possuir todo o conhecimento que habita em um livro? Ou uma única flor exibir todo o colorido de um vasto jardim?

E, assim como devo lavar as minhas vestes, para que a poeira do caminho não ofenda os sentidos dos que me cercam, devo também abrir a minha mente, para que possa aceitar as idéias alheias e nelas descobrir novas verdades. Pois aquele que se julga completo é como uma esponja que, encharcada de presunção, nada mais consegue absorver.

Por isto, apenas desejo que o meu coração esteja pronto a ouvir os meus irmãos e compreender os seus sentimentos; e, acima de tudo, que a Voz do Universo possa exprimir-se por minhas palavras e orientar-nos na caminhada, que se renova em todos os dias.

A busca do nosso verdadeiro Eu.

Da amiga São recebi esta bela rosa, que agradeço de coração,
e a licença para ofertá-la a todos vocês, que com a sua presença adornam o nosso oásis.
Obrigado, pela valiosa flor da nossa amizade!

64 Comentários:

Blogger Tina disse...

Oi Árabe:

"...Por isto, apenas desejo que o meu coração esteja pronto a ouvir os meus irmãos e compreender os seus sentimentos;..." era tudo que queria nesse momento. E vou tentar.

Obrigada querido, mais uma vez por dividir tanta beleza, tanta certeza.

Linda semana, com carinho.

25 de maio de 2008 às 20:10  
Blogger . fina flor . disse...

querido, passei para desejar uma boa semana ;-)

ando sumida por conta do Sol na Boca, você sabe.... Viu as fotos?

beijos,

MM.

25 de maio de 2008 às 20:59  
Blogger tagarelas disse...

Ola Arabe,
"E não me move a esperança da sua gratidão, nem o desejo das glórias terrenas. A cada dia, mais velho me sinto; de nada me valeria acumular novas bagagens, às vésperas da grande viagem, onde só a experiência podemos levar." Num mundo tao materialista como o nosso, estas palavras, mostram a grande sabedoria. Excelente, como sempre.

26 de maio de 2008 às 04:46  
Anonymous Anônimo disse...

Abrir a mente para descobrir novas verdades. Esta é a parte mais árdua pra muita gente.
Lembro-me do que disse Mário Quintana:

"-Quero propor-lhe uma troca de idéias...
-Deus me livre!!!"

E nós agimos assim, ignorando o sentir e o pensar alheio, sem notar que as vezes nós mesmos é que carregamos o erro maior:a ignorância.


Grande beijo, amigo árabe!
www.lizziepohlmann.com

26 de maio de 2008 às 14:03  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe, mais um ensinamento grandioso que nos deixa. Só no nosso íntimo, encontraremos respostas às nossas dúvidas e em nada material encontraremos felicidade, mas a ilusão de que a encontramos... E, com certeza, os mais belos sentimentos durante a caminhada, são eternizados.
Belíssimo texto!
Boa semana! Beijos

26 de maio de 2008 às 17:50  
Blogger C Valente disse...

Saudações amigas

26 de maio de 2008 às 19:14  
Blogger mundo azul disse...

Há beleza e sabedoria nas suas palavras...
Beijos e muita luz!

26 de maio de 2008 às 19:16  
Blogger Menina do Rio disse...

E a viagem nada mais é senão atirar-se ao rio da vida, saboreando a correnteza. Viver, sentir...

um beijo

27 de maio de 2008 às 13:46  
Anonymous Anônimo disse...

Lindo isto,ARABE.Muuito lindo.
Alias,completado com uma musica belissima.
De extremo bom gosto.

Boa semana!

abração!!

27 de maio de 2008 às 18:14  
Blogger FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querido Árabe... Amigo ler-te é um exercício de Amor... Grata, meu Amigo,
Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

27 de maio de 2008 às 21:40  
Blogger O Árabe disse...

Tentar, Tina? Tratando-se de vc, tenho certeza que conseguiu! :)Boa semana, amiga.

27 de maio de 2008 às 21:54  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Mônica, e vi as fotos, sim. Estou acompanhando o seu sucesso, que me deixa feliz! :) Boa semana.

27 de maio de 2008 às 21:54  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Tagarelas, e você é muito bem-vinda. Como sempre! :) Boa semana.

27 de maio de 2008 às 21:55  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lizzie. Mas reconhecer isto já é meio caminho andado, para a mudança. :) Boa semana.

27 de maio de 2008 às 21:56  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Olhos de Mel... e você está certa, sim: os melhores sentimentos são eternizados, em nosso verdadeiro Eu. Boa semana!

27 de maio de 2008 às 21:57  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, amigo Valente, e desejo sinceramente que já estejas de todo curado. Meu abraço, boa semana.

27 de maio de 2008 às 21:58  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Zélia. Mas maior é a sabedoria daqueles que sabem ouvir, sempre... :) Boa semana.

27 de maio de 2008 às 21:59  
Blogger O Árabe disse...

É isto, sim, Verônica: viver é, acima de tudo, sentir. ;) Boa semana.

27 de maio de 2008 às 22:01  
Blogger O Árabe disse...

Bom gosto tem você, amigo DO: esta música é, realmente, uma das mais lindas que conheço. :) Meu abraço, boa semana.

27 de maio de 2008 às 22:02  
Blogger O Árabe disse...

Eu agradeço, Fernanda: estar entre vocês é um exercício de aprendizado e amizade. Boa semana.

27 de maio de 2008 às 22:03  
Blogger Defensor disse...

Salve
Entorpecidos pelos desejos de bens materiais, a maior parte dos seres humanos esquecem que é dentro do peito que está o maior bem de todos.
Abraços

28 de maio de 2008 às 08:48  
Blogger Heduardo Kiesse disse...

"E, ao fazê-lo, é como a mariposa ingênua, que se deixa atrair pelo brilho fatal da lâmpada enganosa"

poderoso!! sem palavras :-)


paradoxos

28 de maio de 2008 às 14:52  
Blogger Auréola Branca disse...

Entendo isso como poucos...

"É nos valores da sociedade, que busca os parâmetros para medir aos outros e a si mesmo. E, ao fazê-lo, é como a mariposa ingênua, que se deixa atrair pelo brilho fatal da lâmpada enganosa."

Bom é compartilhar sentimentos e sensações contigo. Bom é saber que não estamos sozinhos nessa percepção.

Abraços.

28 de maio de 2008 às 16:21  
Blogger Turkita disse...

bello...muy bello post...

28 de maio de 2008 às 22:35  
Blogger musqueteira disse...

... é por isso que mudo o meu atelier, em cada exposição que faço de 2 em 2 anos. o meu peregrino atelier... muda de aldeia em aldeia... anda de região em região... à procura das Cores que povoam o Mundo.
bom dia para si!

29 de maio de 2008 às 05:35  
Blogger SILÊNCIO CULPADO disse...

"Fica sempre um aroma de perfume nas mãos de quem dá rosas." (ditado árabe)

É bom levar daqui esta rosa como levo as tuas palavras: voando no afecto de sentimentos que nos elevam da terra.

Abraço

29 de maio de 2008 às 10:31  
Blogger SILÊNCIO CULPADO disse...

Àrabe
Um texto maravilhoso sobre o qual todos deviamos reflectir. A Canção do Pregador é a canção da vida quando se procura a essência e nos desprendemos das regras e das normas redutoras da nossa afectividade e do nosso desenvolvimento espiritual. É nessa superação do ser que nos encontramos e amamos sem nos sentirmos inseguros e incompletos.

Abraço

29 de maio de 2008 às 11:39  
Blogger Eärwen disse...

Uma reverência a esta alma nobre aqui se faz necessária. Esta Phoenix, tem muito a aprender contigo, meu Amigo, pois sábias são as palavras que brotam do teu coração. Obrigado por partilhar.
Que o nosso coração esteja sempre pronto a aprender e tentar caminhar em harmonia com as Leis do Universo.
Tua querida presença sempre ilumina meu mundo, por ela agradeço.

Entrego em tuas mãos pérolas incandescentes de sabedoria e luz, retiradas da nascente do rio de lava do meu mundo.

Eärwen

29 de maio de 2008 às 11:46  
Blogger Carla disse...

palavras de esperança que sabe bem ler...e reler

29 de maio de 2008 às 16:42  
Blogger C Valente disse...

A gripe que se cura é verdade, mas que custa custa
Saudações amigas

29 de maio de 2008 às 20:19  
Anonymous Anônimo disse...

Eu diria que não é no pó das minhas sandálias que se encontram as lembranças daquilo que já vivi, mas nas cartas que escrevi/escrevo e ainda hei de escrever para ti...

Desculpa-me, amigo, por parafrasear o início de tua bela mensagem, mas o fiz no intuito de deixar-te meu novo endereço: http://beatrizmeireles.blogs.sapo.pt, onde espero contar com tua honrosa visita, como o fazias no antigo 'somentebia'.

Uma bela mensagem contida na postagem anterior: O Caminho e o Vôo, aliás, como todas as que são postadas neste teu canto tão acolhedor.

Deixo sorrisos, estrelas e flores para enfeitar a tua noite, meu amigo!

29 de maio de 2008 às 23:03  
Blogger pzs disse...

"A cada dia, mais velho me sinto; de nada me valeria acumular novas bagagens, às vésperas da grande viagem, onde só a experiência podemos levar."

E este mundo onde vivêmos e que é reflexo do que somos insiste em valorizar e competir pela bagagem...
Já fui o louco, irresponsável, até artista, aos olhos de quem só vê a bagagem.

Estou e sinto-me mais velho, por vezes uma criança...
Sem o peso da bagagem.

Amigo Árabe, obrigado.
Abraço

30 de maio de 2008 às 04:00  
Blogger pentelho real disse...

por aquilo que leio teu, estás sim, estás pronto a ouvir os teus irmãos e compreender os seus sentimentos;

30 de maio de 2008 às 09:09  
Blogger Carol disse...

Que bom que é sentir toda essa esperança!

Bom fim de semana!

30 de maio de 2008 às 18:44  
Blogger Giu disse...

Belíssima a imagem, amigo Árabe, devidamente acompanhada de sábias palavras: uma bela lição de vida!
Feliz final de semana e ótima semana vindoura.
Carinhoso abraço da Giulia

30 de maio de 2008 às 19:36  
Blogger ~ Marina ~ disse...

É verdade, amigo, somos a nossa essência e como a vivemos.

Belo texto!

Abraços!

31 de maio de 2008 às 18:27  
Blogger burro disse...

levo as tuas palavras na bagagem.

um abraço.

31 de maio de 2008 às 23:45  
Anonymous Anônimo disse...

Querido amigo, é bom aceitar a nossa essência, assim conheceremos melhor a verdade do Ser...

Gostei muito

doce beijo

1 de junho de 2008 às 16:02  
Blogger Claudinha ੴ disse...

Olá Árabe!
Esta canção é especial para mim, me faz voltar ao passado e me faz sentir ausências. É lindo tudo o que prega. Obrigada por partilhar conosco. Um beijo!

1 de junho de 2008 às 17:16  
Blogger anónimo disse...

palavras com sabor a sabedoria...

1 de junho de 2008 às 22:23  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Oie Árabe! Passei para lhe desejar uma boa semana!
Beijos

2 de junho de 2008 às 08:05  
Blogger O Árabe disse...

É isso, sim, Defensor... tanto nos esforcamos para "ganhar a vida", que muitas vezes esquecemos de viver. Meu abraço, boa semana.

2 de junho de 2008 às 11:31  
Blogger O Árabe disse...

Verdadeiro, não, Eduardo? Às vezes somos como mariposas, diante do brilho fugaz das coisas do mundo... :) Meu abraço, boa semana.

2 de junho de 2008 às 11:33  
Blogger O Árabe disse...

Nunca estamos sós, Auréola. Talvez sejamos ilhas, mas decerto constituímos um arquipélago... :). Boa semana.

2 de junho de 2008 às 11:35  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Turka, e volte sempre. O oásis é nosso.

2 de junho de 2008 às 11:35  
Blogger O Árabe disse...

Entretanto,Musqueteira, é de dentro de ti que vêm vêm as verdadeiras cores... :) Boa semana.

2 de junho de 2008 às 11:38  
Blogger O Árabe disse...

É um belo provérbio, Lídia, e o teu comentário é muito pertinente, sim; como sempre, aliás. Obrigado, amiga, boa semana

2 de junho de 2008 às 11:39  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Eärwen. Esta é a nossa idéia: a de aprendermos juntos. De uma certa maneira, todos renascemos todos os dias... :) Boa semana.

2 de junho de 2008 às 11:44  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Carla... e que a esperança sempre esteja em nós. Boa semana.

2 de junho de 2008 às 11:45  
Blogger O Árabe disse...

Espero que já esteja curada, amigo Valente, e te deixo o meu abraço. Boa semana.

2 de junho de 2008 às 11:45  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Beatriz... e já deves ter visto que tive o prazer de visitar o teu novo blog. Tão bonito quanto o anterior, aliás! :) Boa semana, bem-vinda de volta.

2 de junho de 2008 às 11:50  
Blogger O Árabe disse...

Eu agradeço, amigo Zé Manel. Sem a compreensãod e vocês, de nada valeriam as minhas palavras. Um abraço, boa semana.

2 de junho de 2008 às 11:51  
Blogger O Árabe disse...

Pronto não sei, princesa... mas que me esforço, isto é certo! :) Boa semana.

2 de junho de 2008 às 11:52  
Blogger O Árabe disse...

Precisamos lutar por ela, Carol... nos torna capazes de realizar os nossos sonhos. :) Boa semana.

2 de junho de 2008 às 11:53  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Giu... mas são vocês que me incentivam a isto. :) Boa semana, amiga.

2 de junho de 2008 às 11:54  
Blogger O Árabe disse...

É o que somos, Gerlane... e sempre poderemos ser mais, aperfeiçoando a nossa essência. :) Boa semana.

2 de junho de 2008 às 11:55  
Blogger O Árabe disse...

Volta sempre, então, amigo Burro, para renovar a tua bagagem. És sempre bem-vindo.

2 de junho de 2008 às 11:56  
Blogger O Árabe disse...

E conhecê-la, Collybry, com certeza é um grande passo para atingirmos a felicidade. :) Boa semana, amiga.

2 de junho de 2008 às 11:59  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Claudinha, e acredite: são vocês a razão das nossas palavras. Boa semana!

2 de junho de 2008 às 12:00  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, anônimo... mas a sabedoria de ouvir é sempre a mais importante. :) Boa semana.

2 de junho de 2008 às 12:01  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Olhos de Mel. É também o que te desejo: bela semana!

2 de junho de 2008 às 12:02  
Blogger C Valente disse...

Saudações amigas

7 de junho de 2008 às 20:11  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, amigo Valente. O meu abraço, atrasado porém sincero. :)

1 de julho de 2008 às 17:12  
Anonymous Anônimo disse...

Em busca duma defenição aprasível de Barqueiro cheguei até aqui, Adorei tudo o que li felizmente neste mundo tão cheio de gente materalista e insencível ainda existem pessoas que querem atravessar para a outra margem sem bagagem mas plenos de saberes vários,e certos de com verdade ,crer e agir conseguirem desatar os nós da vida .

6 de março de 2009 às 11:53  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky