O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A BUSCA E A LUZ

É para a luz, que nascemos.

Sempre haveremos de buscá-la. E, ainda que por vezes nos envolva a escuridão aparente, o nosso verdadeiro Eu será capaz de encontrar o seu caminho para o esplendor do Infinito.

Deveis atentar para esta verdade. Porque, quando a tiverdes assente em vós, eis que tudo vos aparecerá sob um novo prisma; outros se tornarão os vossos valores, e outra será a vossa compreensão da Vida.

Então, estareis livres do jugo do tempo e do espaço. E abandonareis as vossas angústias, como o pássaro recém-nascido abandona o medo que o prende ao ninho e o impede de voar.

Certo é que o tempo vos envolve, como um oceano sem fim; e que necessitais percorrer os espaços deste mundo. Entretanto, é igualmente certo que dispondes da eternidade; e o espaço é apenas uma ilusão do corpo.

Como as notas da canção, podeis viajar no sopro do vento. E, como nos vossos sonhos mais lindos, sois capazes de voar ao encontro da felicidade; que inutilmente perseguis ao vosso redor, porque é dentro de vós que a ireis encontrar.

Em vós, estão as asas que vos podem levar ao Coração do Universo. E, se não o percebeis, é apenas porque demasiadamente vos apegais às vestes que vos recobrem em cada etapa da jornada.

Deixai-me lembrar-vos, entretanto, que no perfeito equilíbrio do meio se encontra a sabedoria. E, se de sentimentos não podeis alimentar o vosso corpo, por certo não é o pão cotidiano que alimentará a vossa alma.

Porque muito alem da matéria vão os vossos sonhos. Que não refletem apenas as necessidades do corpo, mas também os anseios do vosso verdadeiro Eu, na sua incessante jornada em busca da luz.

É assim que é. E, como o barqueiro sábio combina a velocidade das velas à segurança dos remos, deveis saber dividir-vos entre as exigências do mundo e a realidade do Universo.

Deveis cuidar do vosso corpo, preservando-o e atendendo às suas necessidades, para que melhor vos possa servir. Entretanto, precisais também atender ao vosso verdadeiro Eu.

Cuidai para que não apenas vos saciem os alimentos, mas vos encantem o seu cheiro e sabor; para que no sexo possais encontrar não apenas a satisfação do corpo, mas a plenitude da alma.

Lembrai-vos de ouvir a musica do regato, quando nele vos banhardes; permiti que vos enleve o brilho das estrelas, quando por elas traçardes a vossa rota, e admirai o dourado do trigo, antes de colhê-lo para que em pão se transforme.

Aprendei a amar, nas vossas mulheres e nos vossos filhos, não apenas a sua beleza e o vosso orgulho, mas a essência do Ser, que necessita unir-se à vossa própria essência, para que possais caminhar verdadeiramente juntos.

Cultivai em vós a paz, a tolerância e a compreensão. Aprendei a perdoar, para que o ressentimento não seja um grilhão em vossos pés, atando-vos àqueles que, julgais, vos tenham ofendido.

Lembrai-vos de que sol e lua precisam encontrar-se, para que possa existir a beleza do crepúsculo; como o céu e a terra se unem, para formar o encanto do horizonte. Atendei às necessidades do corpo, mas cultivai também o aprendizado, em vosso verdadeiro Eu.

E mais breve se tornará a vossa jornada para a luz.

66 Comentários:

Blogger ASAS disse...

SAbe, esse cantinho me traz muita luz, muita paz, essas palavras tão sábias nos arremete para um estado em que a alma fica leve, limpa, sempre temos que buscar a luz, buscar a luz de Deus, a luz que há em nós, e nos outros, linda essa mensagem, linda todas...parabéns por essa alma grandiosa, suas palavras deixam nosso dia mais bonito, mais suave, bjus no coração, paz e bem.

postei sua mensagem, obrigada se quiser dar uma olhada, tenta entrar por este endereço, ou então no meu blo, recanto das letras, procura em textos, que está lá o seu nome. bjus


http://recantodasletras.uol.com.br/mensagens/2052232

30 de janeiro de 2010 às 00:20  
Anonymous Olhos de Mel disse...

A luz árabe, é a propria essência do ser que escreve tantas coisas maravilhosas. A luz está em cada parágrafo, que me causou emoção.
Lindo, encantador!
Bom fim de semana! Beijos

30 de janeiro de 2010 às 00:31  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

a sabedoria nas palavras.

a luz que todos precisamos.

bom fim de semana1

beij

30 de janeiro de 2010 às 07:24  
Blogger NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Bom dia, meu querido amigo.
Muito lindo o seu post, esse escrito é muito pertinente para os dias de hoje, dias de escuridão que estamos vivendo.
Parabéns e muita LUZ para você.
Beijo grande.

30 de janeiro de 2010 às 09:33  
Blogger Pensador disse...

Lindo o post, mas nem sempre a busca é fácil. Tenho momentos em que me sinto perdido nas trevas...
Abraços!

30 de janeiro de 2010 às 10:49  
Blogger SILÊNCIO CULPADO disse...

Árabe

Este blogue é uma biblia onde venho retemperar forças, orar e acreditar. É que apesar da luz, que sinto e que persigo, nem sempre consigo elevar-me da matéria imperfeita nem encontrar refúgio na crença da eternidade.
Porém, como dizia Kant, é preciso que haja escolha para que haja liberdade e embora o ser-se livre seja uma utopia perseguir este desiderato é já por si uma forma de ser-se menos prisioneiro. Ninguém pode conhecer o númeno nem a perfeição está ao nosso alcance mas, seguir esse ponto de luz, é já uma forma de se ser menos imperfeito e logo de olhar os outros como complementos de tudo o que somos e desejamos ser.

Abraço

30 de janeiro de 2010 às 15:47  
Blogger Luma Rosa disse...

Compreender que as nossas açoes terrenas são em prol de algo mais sublime, além da própria matéria, não é de fácil entendimento até para pessoas que se dizem espiritualizadas. Vez ou outras somos colocados à prova e destas questões, o melhor será para somar ao nosso espírito sabedoria para evoluir. Bom fim de semana! Beijus,

30 de janeiro de 2010 às 16:00  
Blogger Jaqueline Sales disse...

Estava meio down antes de chegar aqui. Mas ler as coisas lindas que postas, amigo Árabe, é como tomar uma colherada de bálsamo de ânimo e coragem para caminhar lá fora. Estou melhor... e graças a voce.

Namastê

30 de janeiro de 2010 às 21:54  
Blogger Cristina Fernandes disse...

A luz que todos procuramos das mais diversas formas, nas a verdadeira luz é Una.
Um beijo
Chris

30 de janeiro de 2010 às 22:16  
Blogger ♥MáH♥ disse...

Todos nascemos pra luz... que a escuridão que nos consome algumas vezes jamais seha grande o suficiente para fazer com que esqueçamos disto.
Bjo0s de Luz

=*

31 de janeiro de 2010 às 14:45  
Blogger NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Boa tarde.
Respondendo ao seu comentário, recebo lendas de todos os meus antigos alunos. Gosto de trabalhar com os populares porque não precisa ficar queimando a pestana atrás da autoria. Eu leio tanta coisa mal escrita na internet que é de aterrorizar. Chego a conclusão que é por isso que as pessoas não se interessam por ler, como entender algo tão mal escrito, fruto de copia e cola ?
Procuro dar uma outra roupagem as lendas, algumas muitas são da minha infância, contadas pela minha avó materna. Adorava ouvir. E aos poucos, conforme vou lembrando, procuro reescrevê-las.
A história de hoje fala sobre o BERIMBAU.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja Bom domingo para você.
Beijo grande.

31 de janeiro de 2010 às 16:22  
Blogger Gisele Resende disse...

Caro amigo,

obrigada. obrigada e obrigada! Belo texto, profundas palavras que nos fazem refletir nos questionar o quanto estamos buscando a luz. O quanto precisamos viver a luz.

"...Aprendei a amar, nas vossas mulheres e nos vossos filhos, não apenas a sua beleza e o vosso orgulho, mas a essência do Ser..."

Essas palavras vieram confirmar muito do que eu penso e acredito. Que a família é o berço do amor maior, dos ensinamentos e do embalar das nossas vidas. Se estamos seguros, firmes em nossos pensamentos em nossa criação vemos o mundo com um outro olhar. A segurança em quem vive a luz transforma o mundo. Derrota montanhas!

Abraços fraternos,

Gisele

31 de janeiro de 2010 às 20:58  
Blogger Fá menor disse...

Sempre profundas palavras repletas de significado. Por isso nunca me canso de vir aqui.
Obrigada!

Bjos

1 de fevereiro de 2010 às 09:37  
Blogger chica disse...

Buscar sempre a luz...Linda mensagem e ainda há os que prefiram ficar na escuridão...abração,tudo de bom,chica

1 de fevereiro de 2010 às 13:36  
Blogger Vanuza Pantaleão disse...

Quando pensamos que sabemos tudo, surge esse Árabe do seu Óasis para nos apontar a própria luz que está à nossa frente, mas não a enxergamos.
Obrigada, amigo!!!Bjssss

1 de fevereiro de 2010 às 16:52  
Blogger Rosa disse...

Cada artigo que leio aqui é um alimento enriquecedor para minha alma. Me faz refletir em cada palavra escrita e praticar diariamente.
Uma ótima semana para vc!

1 de fevereiro de 2010 às 17:33  
Anonymous b disse...

Deslizo , deslizo, deslizo por aqui de modo tal, que fica até difícil dar um nome prá isso.
Eu quero te agradecer.

1 de fevereiro de 2010 às 19:05  
Blogger Cris Cerqueira disse...

Estou aqui com o coração enamorado de sentimentos bons... Sinto um calor no peito como se fora um abraço, um cheiro de alguém muito querido. Muita Paz a ti... meu beijo.

1 de fevereiro de 2010 às 23:38  
Blogger Arábica disse...

Gosto deste pedaço de piano e palavras sábias, quase recolhimento obrigatório para te escutarmos e escutarmos o eu, acelerado e febril a que o "mundo" nos obriga. Saber conviver com as tristezas, ter a noção da imortalidade, resgatar a esperança e a essência. Dar - Mos - Nos -tempo e verbo. Oferenda.

Um abraço, Árabe.

2 de fevereiro de 2010 às 09:13  
Blogger O Árabe disse...

Já dei uma olhada, sim, Flor. Grato pela divulgação e pela amizade. Boa semana!

2 de fevereiro de 2010 às 10:47  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Olhos de Mel. O importante é lembrar que a luz está em todos nós. :) Boa semana!

2 de fevereiro de 2010 às 10:48  
Blogger O Árabe disse...

deixa-me agradecer-te, Piedade, a amizade e gentileza. :) Boa semana!

2 de fevereiro de 2010 às 10:49  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Silvana; que a luz do Universo possa estar sempre conosco. Boa semana!

2 de fevereiro de 2010 às 10:49  
Blogger O Árabe disse...

Assim nos acontece, sim, Pensador... mas sempre seremos capazes de reencontrar a luz. :) Boa semana, meu abraço.

2 de fevereiro de 2010 às 10:50  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Lídia, pela gentileza e pela profunda reflexão. É importante, sim, que persigamos sempre esse ponto de luz, que nos aponta o caminho. :) Boa semana!

2 de fevereiro de 2010 às 10:52  
Blogger O Árabe disse...

Bem colocado, Luma: a sabedoria traz a evolução. E o mundo se torna melhor! :) Boa semana.

2 de fevereiro de 2010 às 10:52  
Blogger O Árabe disse...

Sinto-me feliz, Keila. E espero que estejas melhor, a cada dia! :) Boa semana, amiga.

2 de fevereiro de 2010 às 10:53  
Blogger O Árabe disse...

Assim, é Chris: una... e que igualmente se divide por todos nós. :) Boa semana!

2 de fevereiro de 2010 às 10:54  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, MáH. E possamos prosseguir nesta busca, que nos conduz ao Coração do Universo. :) Boa semana!

2 de fevereiro de 2010 às 10:56  
Blogger O Árabe disse...

E você conta muito bem essas história, Silvana! :) Parabéns.

2 de fevereiro de 2010 às 10:56  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Gisele, pelas palavras que tão bem complementam o nosso texto! :) Boa semana.

2 de fevereiro de 2010 às 10:57  
Blogger O Árabe disse...

Retorna sempre, então, Fa Menor... a tua companhia é muito bem vinda! :) Boa semana..

2 de fevereiro de 2010 às 10:58  
Blogger O Árabe disse...

Infelizmente há, Chica... mas a luz virá para todos. Inevitavelmente. :) Boa semana!

2 de fevereiro de 2010 às 10:59  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Vanuza: sempre à nossa frente. Tudo que precisamos é abrir os olhos do coração. :) Boa semana!

2 de fevereiro de 2010 às 11:00  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Rosa, pelo honroso pensamento e pelas gentis palavras. Boa semana!

2 de fevereiro de 2010 às 11:01  
Blogger O Árabe disse...

Sou eu a agradecer, Bárbara, pela gentileza e amizade. :) Boa semana!

2 de fevereiro de 2010 às 11:02  
Blogger O Árabe disse...

Sinto-me feliz com isto, Teresa Cristina. Que a paz e a luz estejam sempre conosco! :) Boa semana.

2 de fevereiro de 2010 às 11:03  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Arabica, pela gentileza e amizade! :) Boa semana.

2 de fevereiro de 2010 às 11:04  
Blogger C Valente disse...

A luz que o mundo precisa
Saudações amigas

2 de fevereiro de 2010 às 16:44  
Blogger O Árabe disse...

Amigo ou amiga do Se7e5, agradeço pela visita. A remoção do seu texto não foi motivada por hipocrisia ou puritanismo, até porque o sexo é necessário à vida e, mais do que isto, extremamente agradável. Apenas (e sem trocadilhos) o texto está fora do nosso contexto e da proposta do blog. Sou grato pela compreensão e desejo uma excelente semana

2 de fevereiro de 2010 às 16:47  
Blogger O Árabe disse...

Realmente, Silvana, é dia de Iemanjá; aliás, é uma festa muito grande aqui na Bahia. :) Vou lá ver o texto, sim.

2 de fevereiro de 2010 às 16:48  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria a sua presença, amigo Valente. Meu abraço, boa semana! :)

2 de fevereiro de 2010 às 16:49  
Blogger FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO AMIGO, BELO TEXO...ADOREI!!!
ABRAÇOS DE CARINHO,
FERNANDI NHA

2 de fevereiro de 2010 às 18:31  
Anonymous De... disse...

Árabe...

A mim, bastou o mergulho na música e nas mágicas palavras.

E se fez Luz...

2 de fevereiro de 2010 às 22:17  
Blogger Eu sei que vou te amar disse...

A busca e a Luz, dois caminhos que se juntam no curso da vida...Um post que ilumina os nossos sonhos em relacao a vida!
Beijo doce

3 de fevereiro de 2010 às 09:13  
Anonymous Anônimo disse...

ASSALAMALEIKUM AMIGO ÁRABE.
SOU DESCEDENTE DE SÍRIOS, E SENTI TODA ALMA ÁRABE EM TEUS ESCRITOS.
PARABÉNS, E QUERO CONVIDA-LO A VISITR-ME NO BLOG VOZES DE MINHA ALMA NO
http://blogvozesdeminhaalma.blogspot.com/
e no UNIVERSO DE VOZES
NO
http://universodevozes.blogspot.com/
SEJA BEM VINDO, MAKTUBE

3 de fevereiro de 2010 às 10:50  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fernanda. É sempre uma alegria a tua presença. Boa semana, amiga!

3 de fevereiro de 2010 às 12:26  
Blogger O Árabe disse...

E essa música bem merece o mergulho, não De? É linda, mesmo! :) Boa semana.

3 de fevereiro de 2010 às 12:27  
Blogger O Árabe disse...

Assim é. minha romântica amiga: a busca pela luz é a própria essência da vida. :) Boa semana!

3 de fevereiro de 2010 às 12:28  
Blogger O Árabe disse...

Salaam Aleikum, meu caro Antonio Lídio. Grato pela visita e pela gentileza, e pode aguardar-me, sim; terei grande satisfação em conhecer os teus espaços. :) Boa semana, meu abraço!

3 de fevereiro de 2010 às 12:29  
Blogger Benó disse...

Com gosto continuo a ler-te.
Um abraço deste lado de cá do grande oceano.

3 de fevereiro de 2010 às 20:22  
Blogger ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Caro amigo.

É como diz a canção:
" Da luz eu vim...
Na luz eu me movo..."

Mais um ensinamento que acalma e afaga o espírito.

Fica com os sonhos sempre.

4 de fevereiro de 2010 às 20:15  
Blogger ॐ Hanah ॐ disse...

Linda mensagem.

"...E, como o barqueiro sábio combina a velocidade das velas à segurança dos remos, deveis saber dividir-vos entre as exigências do mundo e a realidade do Universo...."

Obrigado pela sua visita.
Foi bom ter vindo até aqui.

abraço grande

Hanah

4 de fevereiro de 2010 às 20:17  
Blogger GarçaReal disse...

A nossa jornada quando passagem por este planeta é sempre uma busca constante de luz. São os passos diários que constroem esse brilho que ilumina a caminhada e que no fundo nos oferece o tal ponto de equilibrio tão desejado.

Belo texto em busca do rumo e da luz.

Um bom fim de semana meu amigo

Bjgrande do lago com pedido de desculpas pela ausência, mas são tempos de mudança......

4 de fevereiro de 2010 às 22:54  
Blogger Whispers disse...

Querido Arabe,
Um beijo bem grande para ti.
Rachel

4 de fevereiro de 2010 às 23:15  
Blogger Marlene Maravilha disse...

Seria maravilhoso, e nao teríamos tantos problemas, se as pessoas, pelo menos tentassem descobrir o verdadeiro valor da vida por si mesma! Uma coisa é certa, a luz vence as trevas, disso temos certeza! Lindo e gratificante texto, como sempre!
Excelente fds!
beijo

4 de fevereiro de 2010 às 23:15  
Blogger Tina disse...

Oi Árabe!

Seus textos = meu bálsamo! Obrigada.

beijos amigo querido e me desculpe pela ausência, mas é justificada pelo excesso de trabalho. Eu volto à rotina logo que der. E tem "novidade" no meio da minha "rotina"... pode esperar!

Com carinho,

4 de fevereiro de 2010 às 23:33  
Blogger O Árabe disse...

E com gosto, Benó, registro a tua presença. :) Bom fim de semana!

5 de fevereiro de 2010 às 10:35  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Aluísio. Sempre uma alegria a tua presença, amigo. Meu abraço, bom fim de semana.

5 de fevereiro de 2010 às 10:36  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Hanah. É sempre bom contar com a tua presença. :) Bom fim de semana!

5 de fevereiro de 2010 às 10:37  
Blogger O Árabe disse...

Não te desculpes, Garça; os amigos estão sempre em nosso coração. :) Bom fim de semana!

5 de fevereiro de 2010 às 10:38  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em meu coração, Rachel, ao ver-te de volta. Espero que estejas muito bem, amiga! :) Bom fim de semana.

5 de fevereiro de 2010 às 10:39  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Marlene. Bom fim de semana, fica com Deus! :)

5 de fevereiro de 2010 às 10:39  
Blogger O Árabe disse...

Não se desculpe, Tina... mas volte sempre. :) Torço pela novidade; vindo de você, só pode ser muito agradável! :) Bom fim de semana, amiga

5 de fevereiro de 2010 às 13:11  
Blogger Wagner Kern Velasques Jr. disse...

Sim, meu amigo Árabe, nascemos para a luz e partiremos para a mesma luz.
Seus textos me abrem a mente para as coisas que sei que tenho que fazer mas, às vezes, não consigo enxergar sozinho.

Obrigado e abraços.

5 de fevereiro de 2010 às 14:27  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Wagner: muitas vezes, não percebemos as verdades que existem em nós. :) Meu abraço, bom fim de semana.

5 de fevereiro de 2010 às 16:38  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky