O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

OS VOSSOS TEMORES

Afastai os vossos temores.

Porque o medo da sede, quando está a meio o vosso poço, é a própria sede inclemente, que nenhuma água pode saciar.


E o medo da noite, quando apenas se anuncia o crepúsculo, não vos permite desfrutar plenamente a doce carícia dos últimos raios de sol.


É o medo do futuro que vos impede de aproveitar os bons momentos do presente, e vos faz viver no passado que já não existe.


Como o medo da solidão vos rouba o prazer da companhia, e o medo da tristeza vos frustra a maior das alegrias.


Já vos disse alguém, e eu vos repito, que a nada deveis temer tanto, como ao próprio medo.


Porque é ele que vos acorrenta os pés, e vos impede de prosseguir em vossos caminhos.


E é ele que vos tolhe as asas, quando poderíeis alçar os mais elevados voos, e conhecer a felicidade.


É o medo que vos leva a imaginar os espinhos do abandono, quando em vossas almas floresce a rosa do amor.


É o medo do abismo que vos impede de construir a ponte, e o temor ao rio que não vos deixa aprender a nadar.


Afastai os vossos temores.


Pois não conhecereis o sorriso, se paralisados estiverdes pelo medo do pranto; nem o amor, se vos assusta a separação.


Pois o homem que teme a traição, jamais entregará o coração; nem viverá plenamente a noite, aquele que teme o amanhecer.


Pois não concedereis o vosso perdão, se temerdes que se repita a injúria; nem vivereis um novo sonho, se vos assusta um outro desengano.


Afastai os vossos temores.


Porque o barco não cruzaria o oceano, se o navegante temesse as tempestades. Como não escalaria a montanha aquele que teme a altitude.


E muitas vezes, durante a vossa jornada, precisareis escalar as vossas próprias montanhas.


E cruzar os vossos próprios oceanos.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

AS VOSSAS VONTADES E AS VOSSAS ESCOLHAS


Vigiai as vossas vontades.


Porque, embora os sonhos vos impulsionem para adiante, entregar-se inteiramente a eles é ver o mundo através de uma cortina encantada, que distorce a realidade das coisas.

Buscai, sim, a realização dos vossos sonhos. Mas tende presente que, assim como o mundo gira a uma velocidade constante, é apenas no tempo certo que os conseguireis realizar.


Como a própria vida, também o mundo tem as suas regras, que por vós mesmos foram estabelecidas. E se nele viveis precisais respeitá-las, para serdes por vossa vez respeitados.

Acostumai-vos a não desejar o impossível; nem exigí-lo daqueles que vos cercam. Pois aquele que assim procede não conhecerá a realização; amargará, sim, a frustração.


Porque não é sensato o homem que, desejando figos, se encaminha para a tamareira; nem aquele que se despe para a noite no deserto, cujo frio haverá de enregelá-lo.

Buscais acaso o mar, quando a sede vos atormenta? Ou esperais que a semente hoje plantada já vos possa amanhã oferecer os seus frutos? Credes que o tempo possa voltar sobre si mesmo?



Decerto, não o fazeis. E, entretanto, angustiai-vos quando não se realizam os vossos desejos; como se devesse o Universo atender às vossas vontades.

E daqueles que vos cercam, não raro exigis mais do que vos podem dar. Porque não os vedes como pessoas, com vontades e possibilidades distintas, mas como instrumentos da vossa vontade.

Antes, deveríeis saber que cada pessoa tem as suas próprias limitações; e não as pode alterar, para atender aos vossos desejos. Como não pode o rio sustar o seu curso.

Esta, muitas vezes, é a razão dos vossos sofrimentos. E, se atentardes para esta verdade, por certo não vos será necessário prantear tantos amores desfeitos, tantos sonhos frustrados.


Aquele que mais espera, não é quem mais obtém; e sim o que mais se decepciona. Como aquele que mais exige é o que mais vezes lamentará a sua frustração.

Vigiai, pois, as vossas vontades; e cuidai para não impô-las àqueles que vos cercam. Deixai-os livres, para que façam as suas escolhas; assim, conhecereis também a liberdade.



E juntos podereis seguir os vossos caminhos.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

AS ESCOLHAS E OS CAMINHOS


Escolheis os vossos caminhos.


Sois, portanto, responsáveis por chegar aos vossos destinos. E, antes de vos queixardes dos obstáculos que encontrais, melhor vos seria buscardes rumos diferentes.


Pois aquele que com as mãos nuas tenta escalar a rocha inclemente, não pode queixar-se das mãos em carne viva; nem deve lançar-se às águas do rio o homem incapaz de nadar.


Insensato é quem assim procede; e clama aos céus as suas dores, quando mais fácil lhe seria enveredar por outro caminho, dos muitos que lhe oferece o Universo.


Na maioria das vezes, causais os vossos próprios sofrimentos. E o fazeis porque não sois capazes de renunciar às vossas vontades, de abdicar dos vossos desejos.


Aferrai-vos, teimosamente, às vossas ideias. E o orgulho e a intolerância são para vós como os antolhos para a besta, impedindo-vos de olhar ao redor e encontrar novos caminhos.


Aceitais como verdades os vossos conceitos e os vossos preconceitos. E não vedes que cada um tem a sua própria verdade, e para conviver é preciso aceitar as verdades alheias.


Angustiai-vos, porque mais fácil vos parece o caminho do vizinho. E não percebeis que também ele encontra os seus próprios obstáculos, e por sua vez inveja a vossa sorte.


Abandonai o vosso egoísmo; afastai de vós o espírito de competição. A derrota de hoje pode trazer a vitória de amanhã, se bem aproveitardes as suas valiosas lições.


Às vezes, é necessário buscar um novo caminho. E, se souberdes aceitar esta verdade, não sentireis a dor da humilhação; vivereis, sim, a alegria e a esperança do recomeço.


A planta, que necessita do sol e da chuva, vê-se forçada a esperar por um e por outra, pois a ambos não consegue ter ao mesmo tempo. E isto também acontece em nossas vidas.


Aprendei, portanto, que a ninguém será dado realizar todos os seus sonhos. Sempre, algo vos faltará; e é de vós que depende alegrar-vos pelo que tendes, ou angustiar-vos pelo que vos falta.


A cada um de vós, cabe avaliar os seus caminhos. E decidir se vale a pena seguir em frente; se o pranto é mais frequente que o sorriso, o sofrimento mais comum que a alegria.


Se é hora de escolher um novo caminho.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

HOJE

Hoje é o dia mais importante para vós.


É o primeiro dia do resto de vossas vidas. Dele, dependerá o vosso futuro. Porque é das atitudes e dos pensamentos de agora, que dependem a felicidade ou o sofrimento de depois.


E assim será, em cada novo dia. Como o alvorecer é apenas o prólogo da noite, que chegará ao findar a tarde; e o botão que hoje se abre será amanhã a flor murcha sobre a terra.


Tende cuidado, portanto, com as vossas escolhas. É delas que virão as vossas alegrias e os vossos arrependimentos; e, embora possam tardar, um dia haverão de alcançar-vos.


Ninguém colhe senão o que semeia. E, embora sejais livres para escolher o que plantareis, não podereis recusar os frutos da colheita. Atentai, pois, para cada uma das vossas decisões.


E não as tomeis no calor do momento, sob os impulsos das paixões. Porque não é sábio o barqueiro que desfralda as velas do barco, enquanto a fúria do furacão fustiga o oceano.


Sensato é aquele que se mantém ao leme e busca traçar a sua rota por entre as ondas. Pois a tempestade haverá de amainar, e este será o momento certo para aproveitar o vento amigo.


Hoje é o dia mais importante para vós.


É a vossa única oportunidade de modificar as vossas vidas. Porque o ontem já se foi e o amanhã é apenas uma esperança no horizonte; só no hoje, podeis lançar as vossas sementes.


É hoje, que as lágrimas vos queimarão os olhos; ou o sorriso adoçará os vossos lábios. É hoje que o vosso barco conhecerá o naufrágio, ou chegará à segurança do porto.


É hoje, que podeis escolher entre a serenidade do perdão e o tormento do ódio; entre a segurança da verdade e a inquietude da mentira, entre a paz da compreensão e a inquietude do preconceito.


Hoje, podeis decidir-vos pela modéstia ou pela presunção; pela humildade ou pelo orgulho, pela simplicidade ou pela arrogância. Podeis escolher entre fazer amigos ou intimidar pessoas.


Hoje, podeis escolher os arriscados caminhos do amor; ou a vereda fria e tranquila da solidão, onde não sorrireis todos os vossos sorrisos nem derramareis todas as vossas lágrimas.


Hoje é o dia mais importante para vós.


Porque apenas no presente, podeis viver as vossas vidas. Recordai, entretanto, que hoje colheis o fruto do que ontem plantastes; tende presente esta verdade, e melhor semeareis para o amanhã.


Que se tornará o vosso hoje.

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky