O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

AS LEMBRANÇAS E A SAUDADE



Dia virá em que partirei. Assim acontece a todos.

E espero estar entre vossas recordações. Porque não terá valido a jornada, para o homem cujos passos não fiquem ao menos marcados nos caminhos por onde andou. 
Não deixeis, entretanto, que as lembranças se tornem grilhões em nossos pés. Fazei delas, antes, as asas que me sustentarão durante o voo que me levará  ao Coração do Universo.
Porque as lágrimas de tristeza têm o peso do chumbo, enquanto o sorriso de alegria é leve como o pólen que flutua ao sabor da brisa, no céu azul da manhã.
E não é a tristeza da partida que devemos recordar, mas a alegria da chegada; nem a amarga frustração da ausência, mas as doces emoções da presença.
Como a lua não mergulha no horizonte antes que sobrevenha o nascer do sol, ninguém abandona cada etapa da jornada antes de percorrido o trajeto que lhe cabe.
Não lastimeis por mim, portanto. Se de volta fui chamado, concluída está decerto a minha missão; outros caminhos me aguardam e o aprendizado prossegue.
Não deploreis a minha ausência. Estarei convosco, em tudo que juntos partilhamos; nos nossos encontros, nas nossas conversas, nas alegrias e tristezas que dividimos.
Haverá um pouco do meu abraço em cada raio de sol que vos aqueça; e uma carícia suave de minha mão em cada sopro de brisa que afague os vossos cabelos.
Perdoai-me, se nem sempre fui correto convosco. Lembrai-vos, todavia, que a imperfeição é a marca do homem, mas perfeito sempre foi o meu amor por vós.
Não glorifiqueis a minha lembrança, tampouco. Porque fui apenas mais um a caminhar sobre a Terra e nenhum mérito me cabe, além de muito vos ter amado.              
Eis que sempre fui um sonhador; isto foi, ao mesmo tempo, meu maior defeito e minha maior qualidade. Pois o que vos poderia dar, senão os meus sonhos?  
Foi nos meus sonhos que viajamos juntos, quando o mundo nos sufocava com as suas realidades; e foram os vossos sonhos que fizeram nascer os meus.
Não vos preocupeis com o meu corpo inerte. Como não vos preocuparia o traje que eu despisse, mas a necessidade de aquecer-me, para poupar-me ao desconforto do  frio.
Aquecei-me com vosso carinho e vossa saudade. Não a saudade amarga, que vos faria sofrer; mas a saudade doce, que em si mesma encontra conforto.
Para que eu possa continuar em vós. 

68 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Querido Árabe; lindo, mas muito triste! Eu não gostaria de ler algo assim.
Vou ouvir a musica e volto.
Bom fim de semana! Beijos

10 de janeiro de 2014 às 22:16  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Querido Árabe; aquele que sonha, é capaz de desfrutar de viagens encantadoras, mas é preciso se cuidar na hora da volta a realidade.
A Casa do Sol Nascente é linda demais!
Se cuide viu? E tenha fé. Viva um dia após o outro desfrutando dos encantos do caminho.
Beijos

10 de janeiro de 2014 às 23:12  
Blogger chica disse...

Tens toda razão,mas é triste ler!abração praiano, fica bem,chica

11 de janeiro de 2014 às 07:14  
Blogger Ailime disse...

Meu querido amigo e bom Árabe, mas que coisa essa agora, vamos falar de coisas alegres!
Todos um dia vamos partir e só Deus sabe!
Celebremos a vida, sonhemos com o sol, a chuva, as estrelas e bailemos ao som do vento com as flores e festejemos a cada segundo, a cada minuto, a cada hora a vida! Ela continuará pela eternidade, mas vamos continuar a celebrá-la aqui:))!
Um beijinho muito grande!
Bom fim de semana meu amigo. Ailime

11 de janeiro de 2014 às 08:47  
Blogger Daniel C.da Silva disse...

... e assim habita o amor...

abraço

11 de janeiro de 2014 às 14:07  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Deveria ser... mas nao é assim que ocorre quando parte alguem que amamos... embora temos a consciencia que a vida segue alem...

Espero que estejas bem meu amigo... de coraçao espero...

Um domingo de paz...
Beijos...

11 de janeiro de 2014 às 15:15  
Blogger Unknown disse...

Um bom final de semana!!

Nesse começo de ano quero desejar muita paz
saúde e sucesso nesse espaço tão bonito onde
encontrei uma amizade perfeita.
Parabéns sempre, e que td por aqui continue assim
Cheio de encantos

Abraços com carinho!

└──●► *Rita!!

11 de janeiro de 2014 às 15:38  
Blogger ONG ALERTA disse...

Mas nem sempre é fácil administrar uma saudade, abraço Lisette

11 de janeiro de 2014 às 16:12  
Blogger Claudinha ੴ disse...

Lindo e triste. A realidade é assim. E o desapego à matéria deve ser também, mas não é fácil.
Mais uma vez, um excelente texto.
A música de fundo foi a mais tocada no ano em que eu nasci. Gosto muito dela.

12 de janeiro de 2014 às 09:31  
Blogger Claudinha ੴ disse...

Voltei porque me lembrei do livro Éfesos, que cultuo e dos laços que são citados lá.

12 de janeiro de 2014 às 09:34  
Anonymous Bel disse...

Lindo mas tão triste Árabe.

Beijinhos resto de um bom fim-de-semana

12 de janeiro de 2014 às 17:47  
Blogger Ilca disse...

Oi meu querido amigo,
Vc escreve lindamente, suas palavras tocam fundo nossa alma.
O texto é maravilhoso, sensível... e me emocionou muito, muito!
Muita luz em sua caminhada. Força e fé!
Um grande abraço.

12 de janeiro de 2014 às 19:39  
Blogger Marina Filgueira disse...

Hola, cada vez me gusta más como escribes y describes como debemos comportarnos en la vida.

Es estupendo volar libremente como vuela el águila, pero también debemos saber qué, primero hay que poner bien los pies en la tierra.
Gracias por lo que nos trasmites con tus poéticas letras, que es un placer leerte.

Te dejo un beso y mi estima.
Se muy muy feliz.

Aquí te dejo esta dirección de una amiga, si eres tan amable, entra en su casita virtual, te lo agradecerá. Gracia.

13 de janeiro de 2014 às 16:46  
Blogger Marina Filgueira disse...

www.leriasdebea.blogspot.com

Aquí te la dejo.

13 de janeiro de 2014 às 16:46  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Olá Árabe, vim ler em seu espaço. Achei-o extremamente interessante.Penso como você, quando chegar a hora de voltarmos para casa, que seja com muita alegria, a alegria do dever cumprido.Saudades e lembranças ficarão, é claro,mas creio que onde estivermos estaremos nos juntando à luz maior. Grande abraço!

13 de janeiro de 2014 às 17:29  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá Árabe,

O texto é lindo, mas daqueles que dá um aperto no coração. O momento de nossa partida é um incógnita, então, vamos viver nossos momentos com alegria e deixar o resto nas mãos de Deus. Claro que ao partirmos gostaríamos de deixar apenas uma doce saudade e nenhuma dor para quem amamos, mas isto ainda é impossível para os corações humanos, mesmo para aqueles que acreditam que a separação será apenas temporária.

Espero que esteja bem.

Grande abraço.

13 de janeiro de 2014 às 17:44  
Blogger Anónimo disse...

É difícil, muito difícil, EU proceder, assim, como escreve no seu texto, mas...

Você continuará entre nós, por MUITO, MUITO TEMPO, portanto, saudade e lembrança, é coisa em que nem vou pensar sequer, nesses anos mais próximos.

Boa semana, com um abraço sincero e amigo.

VIVA A VIDA!

13 de janeiro de 2014 às 18:11  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABAE!
LINDO, DE UMA BELEZA TRISTE QUE NOS INVADE A ALMA.
TER CONSCIÊNCIA DO QUÃO FRÁGIL SOMOS,NOS TORNA MENOS SUJEITOS A INSEGURANÇA DO INEVITÁVEL, MAS, VAMOS CELEBRAR A VIDA SEM PENSAR NO DEPOIS.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

13 de janeiro de 2014 às 22:09  
Blogger São disse...

Querido Amigo, o texto é maravilhoso, mas não quero sentir saudades tuas.

Prefiro infinitamente ser guiada na presente jornada pela tua sabedoria e ter a tua ternura!

Abraço com todo o carinho e bem junto ao coração, desejando-te o melhor do mundo, Swami.

13 de janeiro de 2014 às 22:11  
Blogger Shirley Brunelli disse...

Passarão milênios, mas, um dia estaremos todos no Coração do Universo.
O Árabe, muita paz!

14 de janeiro de 2014 às 04:46  
Blogger Rô... disse...

oi meu amigo,

é triste mesmo esse momento da separação,
mas temos que ter a certeza que é temporário,
e celebrar a vida a cada momento...
fique bem!!!

beijinhos

14 de janeiro de 2014 às 07:02  
Anonymous Anônimo disse...

Por vezes partem num céu de estrelas, luas e desilusão.
E o que deixam?
Talvez para sempre a mágoa no coração!
Talvez!

14 de janeiro de 2014 às 09:55  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

parece uma parábola...

:)

14 de janeiro de 2014 às 11:25  
Blogger MARILENE disse...

Um lindo texto. A saudade passa por várias fases, antes de chegar ao ideal que referiu em sua postagem. Abraço.

14 de janeiro de 2014 às 18:02  
Anonymous Anônimo disse...

Um texto lúcido e iluminado, Árabe.
Ainda que triste, é muito reconfortante saber que não é o fim, mas o começo de um outro caminho.

Beijos.

15 de janeiro de 2014 às 08:33  
Blogger Fá menor disse...

Que as lembranças que deixamos sejam sempre boas!

Beijo

15 de janeiro de 2014 às 14:09  
Blogger Paula Barros disse...

Ter a serenidade de lembrar sem o peso da saudade e das lembranças.
abraço

Estás bem de saúde?

15 de janeiro de 2014 às 14:37  
Blogger O Árabe disse...

Concordamos, Olhos de Mel; esta música, realmente, é uma das minhas preferidas! E precisamos, sim, ter fé para viver cada novo dia! Bom resto de semana.

16 de janeiro de 2014 às 08:56  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica... e aproveite as férias praianas, amiga! Bom resto de semana.

16 de janeiro de 2014 às 08:57  
Blogger O Árabe disse...

Meu abraço, amigo Daniel! Bom resto de semana!

16 de janeiro de 2014 às 08:59  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ailime, pelos votos e pelo sábio conselho; que, inclusive, me sugeriu o post da próxima sexta. :) Bom resto de semana, amiga!

16 de janeiro de 2014 às 09:01  
Blogger O Árabe disse...

Estou bem, sim, Arco-Íris; obrigado! E você, amiga, como está? Melhor a cada dia, espero! Bom resto de semana.

16 de janeiro de 2014 às 09:03  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rita, pela amizade e gentileza constantes! Bom resto de semana.

16 de janeiro de 2014 às 09:03  
Blogger O Árabe disse...

Nunca é, Lisette... bem o sabemos! Bom resto de semana, amiga.

16 de janeiro de 2014 às 09:05  
Blogger O Árabe disse...

Você tem razão, Claudinha; não é nada fácil. Mas precisamos, sempre. Bom saber que você também gosta da música, bom resto de semana.

16 de janeiro de 2014 às 09:07  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Bel. Triste? Talvez, sim; mas uma constante em nossas vidas. Bom resto de semana!

16 de janeiro de 2014 às 09:08  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ilca; pela amizade e gentileza e pelos votos. Bom resto de semana, amiga!

16 de janeiro de 2014 às 09:09  
Blogger O Árabe disse...

Será um prazer visita-la, sim, Marina! E grato lhe sou, amiga, pela gentileza. Bom resto de semana!

16 de janeiro de 2014 às 09:10  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Marli! E concordamos: onde estivermos, sempre fazemos parte do Coração do Universo! Volte sempre, o oásis é nosso; bom resto de semana!

16 de janeiro de 2014 às 09:12  
Blogger O Árabe disse...

Belo comentário, Vera... e sábio conselho! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

16 de janeiro de 2014 às 09:14  
Blogger O Árabe disse...

Difícil para todos nós, Luz... acredite! Obrigado, amiga; bom resto de semana!

16 de janeiro de 2014 às 09:15  
Blogger O Árabe disse...

É um sábio conselho, Zilani... procurarei seguí-lo; e obrigado! Bom resto de semana.

16 de janeiro de 2014 às 09:17  
Blogger O Árabe disse...

Acredita, São; eu também prefiro assim! :) Nunca é fácil deixar os amigos. Obrigado, minha amiga; bom resto de semana, fica bem.

16 de janeiro de 2014 às 09:18  
Blogger O Árabe disse...

Acredita, São; eu também prefiro assim! :) Nunca é fácil deixar os amigos. Obrigado, minha amiga; bom resto de semana, fica bem.

16 de janeiro de 2014 às 09:18  
Blogger O Árabe disse...

É isso, Shirley: estamos, e sempre estaremos! Obrigado pelos votos, que de coração retribuo. Bom resto de semana!

16 de janeiro de 2014 às 09:20  
Blogger O Árabe disse...

É isso, Rô; o segredo é ter essa certeza, amiga. Obrigado, bom resto de semana.

16 de janeiro de 2014 às 09:21  
Blogger O Árabe disse...

Mas talvez, Anônimo, seja uma questão de escolha; e talvez seja mais sábio escolhermos ficar com as boas lembranças. Talvez... :)
Bom resto de semana.

16 de janeiro de 2014 às 09:24  
Blogger O Árabe disse...

E talvez seja, Piedade... afinal, elas refletem as nossas vidas. :0 Bom resto de semana!

16 de janeiro de 2014 às 09:25  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Marilene! A saudade precisa, talvez, amadurecer. Como todos nós, aliás... Grato pela gentileza, bom resto de semana.

16 de janeiro de 2014 às 09:27  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lucy. Irei conhecer, sim; pode ter a certeza! Bom resto de semana.

16 de janeiro de 2014 às 09:29  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Salete: é sempre um reinício. Sempre retorna o tempo das maçãs. :) Bom resto de semana!

16 de janeiro de 2014 às 09:31  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Salete: é sempre um reinício. Sempre retorna o tempo das maçãs. :) Bom resto de semana!

16 de janeiro de 2014 às 09:31  
Blogger O Árabe disse...

Essa é a ideia, Fa; a melhor forma de sermos lembrados, sempre. Bom resto de semana!

16 de janeiro de 2014 às 09:32  
Blogger O Árabe disse...

Estou, sim, Paula; graças a Deus. Obrigado, amiga; bom resto de semana.

16 de janeiro de 2014 às 09:34  
Blogger GarçaReal disse...


Concordo que é em vida que devemos construír a recordação, no entanto é inevitável que quando a hora da partida chega a saudade de quem partiu fica sempre a residir em nossas almas.
O dia a dia deve ser o mais leve possível embora por vezes as lágrimas estejam presentes...Afinal ninguém é perfeito....

Bom texto

Bjgrande do lago

16 de janeiro de 2014 às 10:28  
Anonymous Anônimo disse...

Eis que sempre fui um sonhador; isto foi, ao mesmo tempo, meu maior defeito e minha maior qualidade. Pois o que vos poderia dar, senão os meus sonhos?

O Árabe

Tenho lido seus textos, acompanhado posso dizer que em silêncio, mas gostaria de falar-lhe que, tudo lido por mim aqui,fica um aprendizado rico para a minha vida. Textos maravilhosos os seus. De coração, estou torcendo muito por sua recuperação, pedindo a Deus para que supere a fase difícil, determinada por ELE. Lembro do Árabe sempre em minha orações, orações estas, direcionadas para um grande SER, inteligente e muito Sábio. Um abraço e fique com Deus!!!

16 de janeiro de 2014 às 17:24  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Meu querido amigo, sabe que gosto
muito do que escreve e como escreve.
Escreveu verdades - sem dúvida -
mas eu quero o amigo comigo durante
muito e muito tempo, portanto
pense positivo, tá?
Beijinhos
E um sorriso, pode ser?
Irene Alves
Ah, e nunca vou conhecer o seu
verdadeiro rosto?

16 de janeiro de 2014 às 17:28  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Garça amiga: ninguém é perfeito. O aprendizado é o nosso caminho. Obrigado, bom resto de semana!

16 de janeiro de 2014 às 19:41  
Blogger O Árabe disse...

Anônimo, esta é exatamente a nossa intenção, aqui no oásis: ajudar, repartindo experiências e sonhos. Saber que o estamos conseguindo é a nossa maior recompensa. De coração, agradeço as suas palavras e a sua lembrança. Obrigado! Que o Universo esteja sempre conosco, bom fim de semana.

16 de janeiro de 2014 às 19:45  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Irene; de todo coração, agradeço pela amizade e gentileza constantes. Acredite: eu também espero desfrutar ainda por muito tempo da companhia dos amigos. Ah, e pode crer: você já conhece o meu verdadeiro rosto; aqui, desnudo o meu verdadeiro Eu! Bom resto de semana, minha amiga.

16 de janeiro de 2014 às 19:49  
Blogger Marina Filgueira disse...

Paso a desearte un feliz fin de semana.
Un beso y suerte mucha suerte.

17 de janeiro de 2014 às 16:14  
Blogger ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Caro amigo

Há tantas palavras
belas em ti,
que cada nova leitura,
é também um aprendizado.

Desejo aos que amo, não bens materiais,
mas alegria...
A mais plena alegria...

17 de janeiro de 2014 às 20:48  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Marina; bom fim de semana!

17 de janeiro de 2014 às 22:14  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Aluisio! Que a alegria esteja em nós, amigo; e bem pouco nos restará a desejar! Meu abraço, bom fim de semana.

17 de janeiro de 2014 às 22:15  
Anonymous Anônimo disse...

Quando nos despedimos, devemos fazer o balanço da vida.
O que fomos nesta passagem?
Fomos bons homens?
Demos calor a quem nos esticou a mão a pedir ajuda?
Construímos sonhos e aragens?
Ou criamos apenas ilusões?
Protegemos quem necessitava de protecção?
Provocamos mais lágrimas ou mais sorrisos?
Para que lado pesa a nossa balança?
Para o bem ou para o mal?
A resposta está no nosso coração.
Mas a melhor avaliação é sempre feita pelos olhos de quem nos vê.
E em relação ao Árabe é de quem o lê. Se os conceitos que nos ofereceu em palavras, forem iguais à sua passagem pela vida, então apenas lhe posso dizer que vai ser uma pena a sua partida.Partida que pode ser ainda adiada com o apoio da medicina. E se for partida, vai ser muito sentida...

21 de janeiro de 2014 às 12:39  
Blogger O Árabe disse...

Certo, Anônimo. Necessitamos, sim, desse balanço; afinal, é das semente que plantamos ao longo do caminho que nos virá a colheita de cada jornada. Bom resto de semana, obrigado!

21 de janeiro de 2014 às 16:07  
Anonymous Anônimo disse...

Como vai você??? Estou preocupada ao mesmo tempo que sinto um enorme desejo de que esteja bem. Fique com Deus!

23 de janeiro de 2014 às 13:50  
Blogger Unknown disse...

"saudade doce, que em si mesma encontra conforto" bravoooooo
Este texto incrível me tirou lágrimas e sorrisos!

15 de março de 2018 às 02:44  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky