O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ESCOLHA SER FELIZ

Escolha ser feliz.
Desabafe; não cale as suas tristezas, nem as suas dores. Por mais forte que seja a represa, a água acumulada pode um dia transbordar e arrasar o que está ao seu redor.
Escolha deixar no passado as amarguras de ontem. O seu coração precisa estar limpo, para viver as alegrias do hoje e aproveitar as oportunidades que lhe trará o amanhã.
Não desanime com as dificuldades; procure as melhores maneiras de superá-las. O homem não aprenderia a construir pontes, se não  tivesse necessidade de vencer abismos.
Não reclame do seu trabalho; procure fazê-lo do melhor jeito que lhe for possível. Porque nenhuma colheita será farta, se não for bem cuidada a terra onde estão as suas raízes.       
Não se angustie com as pequenas derrotas, mas comemore com toda alma as suas vitórias, por menores que pareçam ser. As grandes escadas são vencidas degrau a degrau.
Lembre-se: ninguém pode ter tudo o que quer. Mas viver angustiado pelas coisas que lhe faltam é, muitas vezes, o caminho mais curto para perder aquilo que você já conseguiu.  
Não acorrente sua alma cultivando o rancor, ou arquitetando planos de vingança. Aprenda a perdoar, para que ela possa ser livre e seguir em frente, sem os grilhões do ódio.
Procure amar todos que o cercam. Tendemos a ver as pessoas de acordo com o que sentimos por elas; e é bem melhor viver num jardim florido, do que em um deserto inóspito.
Respeite as pessoas; sobretudo, evite magoar aquelas que amam você. Às vezes preferimos renunciar à beleza da rosa, do que suportar as dolorosas picadas dos espinhos.
Viva intensamente os seus amores; só assim, desfrutará de tudo que podem oferecer. Mas lembre-se de que não são senão sonhos e para todo sonho um dia chegará o despertar.  
Escolha a confiança, apesar das traições que possa sofrer. É melhor arriscar-se a ser enganado, do que atravessar em perpétuo sobressalto todos os dias da jornada.
Não espere demais das pessoas. Cada um tem os seus próprios limites e quando a gente começa por achar alguém melhor do que é, terminará julgando-o pior do que na verdade é.
Não tenha medo do futuro; apenas, prepare-se para ele. Temer o que ainda poderá vir a acontecer, é como encolher-se de medo da chuva e não aproveitar o calor do sol.
Acredite, sempre.  Porque acreditar é a base para tornar possíveis todas as conquistas, por mais difíceis que pareçam. Ninguém consegue realizar senão aquilo em que acredita.
Não permita que  a sua paz ou a sua felicidade dependam de outros. Não é sábio o homem que entrega a alguém a guarda do seu destino, nem dos seus bens mais valiosos.
Pratique a honestidade e a verdade, não apenas com os bens e as palavras, mas também com os sentimentos. É muito mais fácil viver, quando as pessoas confiam em você.
Não permita que o arrependimento o torture, nem culpe os outros pelas consequências de suas escolhas. Você tem o direito de decidir e o dever de assumir os seus atos.
Não deixe que outras pessoas decidam os caminhos que você deverá seguir. São os seus pés que enfrentarão as pedras e as suas mãos que colherão os frutos, ao fim da jornada.
Escolha ser feliz. Escolha viver.
Música: 

41 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Querido Árabe; é mais uma prosa poética a me emocionar. Muitas escolhas nos trazem o amargor e o dissabor, mas que talvez, ainda nos faltem caminhos a percorrer. Enfrentá-los é um desafio, que nem nos sentimos encorajados a fazer.
Linda imagem e linda musica!
Bom fim de semana! Beijos

15 de agosto de 2014 às 22:17  
Anonymous Anônimo disse...

Acredite, sempre. Porque acreditar é a base para tornar possíveis todas as conquistas, por mais difíceis que pareçam. Ninguém consegue realizar senão aquilo em que acredita.


Árabe, acredito no poder e na força do pensamento positivo, de forma muito profunda. Então, abraço com entusiasmo e fé, tudo o que me é possível realizar. Penso que não existe ninguém, além de nós mesmo, responsáveis pela nossa felicidade e o nosso crescimento. Acreditar em si mesmo é ter o principal instrumento, o alicerce preciso, para chegarmos onde precisamos e desejamos. Uma enorme responsabilidade para com a nossa própria vida, muitas vezes até assusta, kkkk. Um texto que merece uma reflexão de minha parte, por saber que muito preciso melhorar. Tudo muito lindo Árabe! Grande final de semana para todos nós e obrigada! Um abraço de paz!

16 de agosto de 2014 às 00:04  
Blogger Fá menor disse...

Sempre muito bons os seus conselhos e ensinamentos, que se traduzem na alegria de viver de bem com a vida.
Obrigada.

Bj

16 de agosto de 2014 às 07:28  
Blogger chica disse...

Não tem escolha melhor do que esta! Pra que escolher sofrer, passar trabalho? Podemos chegar e superar tudo que aparecer pela frente, se estivermos bem conosco, felizes! abração,chica., linda semana!

16 de agosto de 2014 às 07:59  
Blogger ONG ALERTA disse...

Esta é a acolha da vida....ser feliz.
Abraço Lisette.

17 de agosto de 2014 às 03:49  
Blogger cantinhovirtualdarita disse...

É o que a gente sempre procura né amigo, ser feliz, mas nem sempre as angustias, os medos , deixa...mas somos
fortes e temos fé assim vamos tentando deixar para trás as coisas ruins e Vamos ser Feliz

Abraços de bom domingo

└──●► *Rita!!

17 de agosto de 2014 às 08:06  
Blogger Claudinha ੴ disse...

Grandes verdades escritas aqui, Árabe! São escolhas acertadas!
Parabéns por mais este texto de sabedoria.

17 de agosto de 2014 às 09:46  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Existem escolhas que nao podemos fazer... simplesmente acontecem, e nos cabe aceita-las... mas... podemos escolher como vive-las... e isso faz toda a diferença...

Desejo a vc uma semana abençoada, Arabe...

Beijos...

17 de agosto de 2014 às 17:59  
Blogger Shirley Brunelli disse...

Querido amigo, eu queria citar a frase que mais gostei...Não posso. Teria que citar o texto inteirinho, lindo demais!
Saúde e paz!!!
Beijo!

18 de agosto de 2014 às 16:39  
Blogger São disse...

A escolha , por vezes , é difícil e outras,,,direi mesmo imposssível, porque situações existem que não dá para esquecer nem iludir.

Podemos, sim, tentar viver sem angústias e com serenidade ...o que , muitas vezes, leva algumas pessoas a pensar que somos felizes


Beijinhos, meu Amigo, e feliz semana

18 de agosto de 2014 às 16:48  
Blogger Vanuza Pantaleão disse...

Ser feliz, eu acredito, também nos impõe o dever de fazer os outros felizes. Sinceramente, amigo, eu não consigo afirmar que "sou feliz" com o mundo no estado em que se encontra. Mas, vamos semear o bem. Vamos ver se a semente caiu em terreno fértil.
Valeu! Obrigada pelo carinho da sua visita!Bjsss

18 de agosto de 2014 às 17:28  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Viver até certo ponto é uma escolha, mas a felicidade já depende de vários factores externos que no podem ou não permitir ser felizes...

Bjxxx

19 de agosto de 2014 às 07:14  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

sim eu escolho sempre ser feliz, embora isso acarrete uma gestão emocional por vezes muito violenta.

e há coisas que não conseguimos esquecer, mas, sim pelo menos tentemos ser felizes e fazer feliz quem se encontra ao nosso redor.

uma boa semana.

um beijo

:)

19 de agosto de 2014 às 07:59  
Anonymous Helena disse...

"Lembre-se: ninguém pode ter tudo o que quer. Mas viver angustiado pelas coisas que lhe faltam é, muitas vezes, o caminho mais curto para perder aquilo que você já conseguiu."

Árabe, meu querido, de todos os ensinamentos da postagem de hoje, confesso que aquele que mais me tocou, e provocou em mim as mais profundas reflexões, foi justamente esse. Vez em quando necessitamos de alguma coisa que nos abra os olhos e nos faça ver uma verdade que está ali, latente ao nosso redor, e que muitas vezes não conseguimos captar, ou até mesmo fechamos os olhos justamente para "sofrer um pouquinho mais..."
Uma semana de sorrisos salpicados de estrelas, com meu carinho,
Helena

19 de agosto de 2014 às 19:36  
Blogger MARILENE disse...

São sábias suas colocações, todas elas. Eu me fixei naquela onde menciona que não se pode depositar a felicidade nas mãos de terceiros. A vida é nossa e cabe-nos estar atentos ao que nos faz bem e escolhermos nos alegrar com nossas pequenas e simples vitórias. Abraço.

19 de agosto de 2014 às 20:22  
Blogger Ailime disse...

Meu amigo e bom Árabe, como tem passado? Estou de volta depois de um período de férias e encontro aqui sábios conselhos que parecem vir direitinhos para mim.! A vida é uma dádiva e devemos desfruta-la aproveitando o que de melhor ela nos oferece! Não é fácil a travessia, mas valerá a pena não desistir nunca de ultrapassar os obstáculos, pois são esses momentos que nos ajudam a entender melhor e a valorizar a verdadeira essência da vida e a dar mais valor ao que nos rodeia! Muito obrigada por este momento sublime. Beijinhos e continuação de boa semana. Ailime

19 de agosto de 2014 às 23:37  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

Perfeita a escolha da música. Você tem um ótimo gosto musical. Creio até que já disse isso para você.
Seu texto é excelente, pois nos traz conselhos sábios para assimilar e praticar. Seguindo tais diretrizes com certeza se atingirá um grau mais elevado na escala da felicidade.
Levarei algumas frases para eventual e oportuna publicação. Espero que não se importe, já que terão a autoria respeitada.
Acredito que a pessoa que consegue desabafar, ainda que seja através de uma terapia, sempre se sentirá melhor e com menos peso na alma. Muitas vezes, ao ouvir-se as próprias palavras em desabafo percebe-se que a coisa não é tão terrível quanto parece.
E por falar em desabafo, a tristeza bateu novamente no seio da minha família. Tivemos um início de semana carregado de apreensão e angústia. A irmã do meu marido, que além de cunhada era também amiga da família, teve que submeter-se a uma cirurgia de emergência em razão de um aneurisma abdominal que já havia sido operado em torno de 10 dias. Houve complicação durante o processo de recuperação. Antes da cirurgia de emergência os médicos avisaram que tratava-se de uma situação gravíssima e que se ela resistisse à cirurgia ficaria paraplégica. Imagine o sufoco. Ela não resistiu e faleceu antes mesmo do término da cirurgia. Não foi fácil encarar outro óbito em família num período tão próximo.
Mas a vida segue. Meu marido me amparou no meu momento e agora é a minha vez de retribuir.

Grande abraço.

20 de agosto de 2014 às 12:43  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Olhos de Mel: viver é a arte de enfrentar desafios. Nem sempre vencemos, mas todos eles nos acrescentam algo, sempre. Obrigado, bom resto de semana.

20 de agosto de 2014 às 12:58  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Anônima! Acreditar em nós mesmos é o principal instrumento para chegarmos onde precisamos e desejamos. Nem sempre é fácil, mas vale a pena! Obrigado, bom resto de semana.

20 de agosto de 2014 às 13:00  
Blogger O Árabe disse...

Essa, Fa, é a verdadeira alegria: viver de bem com a Vida. Quem dera, pudéssemos desfrutar dela sempre! :) Bom resto de semana.

20 de agosto de 2014 às 13:01  
Blogger O Árabe disse...

Certo, Chica: podemos superar tudo, se estivermos bem conosco! Grato, amiga; boa semana.

20 de agosto de 2014 às 13:02  
Blogger O Árabe disse...

É, Lisette! Pena que nem sempre é fácil mantê-la. Bom resto de semana.

20 de agosto de 2014 às 13:03  
Blogger O Árabe disse...

É isso, sim, Rita: temos que ser fortes. Este é o caminho! Grato, bom resto de semana.

20 de agosto de 2014 às 13:04  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Claudinha! Bom resto de semana, amiga.

20 de agosto de 2014 às 13:05  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Arco-Íris! Bem sabemos como essa escolha faz diferença. Bom resto de semana, amiga; fica bem.

20 de agosto de 2014 às 13:06  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Shirley, pela gentileza e amizade. Bom resto de semana!

20 de agosto de 2014 às 13:06  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, São! Quantas vezes nos julgam felizes, quando apenas aceitamos com serenidade a tristeza! Bom resto de semana, minha amiga.

20 de agosto de 2014 às 13:08  
Blogger O Árabe disse...

É isso, Vanuza: muitas vezes, não dá para sermos felizes. Mas vamos tentando! :) Bom resto de semana.

20 de agosto de 2014 às 13:09  
Blogger O Árabe disse...

Será, Isy? Ou viver com felicidade é algo que escolhemos dentro de nós? Boa pergunta, não? :) Bom resto de semana!

20 de agosto de 2014 às 13:10  
Blogger O Árabe disse...

Você está certa, Piedade: é preciso uma gestão emocional forte, para buscar a felicidade. Mas a gente aprende! Bom resto de semana.

20 de agosto de 2014 às 13:12  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Marilene! Aprender a alegrar-nos com as pequenas vitórias, já descobri, é um grande passo para buscar a felicidade. Bom resto de semana.

20 de agosto de 2014 às 13:13  
Blogger O Árabe disse...

Grande alegria em ver-te de volta, Ailime! E acho que tens razão: os obstáculos nos dão maior percepção do sentido da vida. Bom resto de semana, amiga!

20 de agosto de 2014 às 13:15  
Blogger O Árabe disse...

Difícil dizer o quanto sinto, Vera! Lamento esta nova tristeza que se abate sobre a sua família, amiga. Contudo, tenho certeza de que a superarão; o amor multiplica a felicidade e divide a tristeza. Quanto às frases, são nossas: use-as como quiser, sem preocupações. Fiquem bem, é o meu desejo.

20 de agosto de 2014 às 13:18  
Blogger Luma Rosa disse...

Oi, Árabe!
Escolher ser feliz é uma opção difícil, pois demanda luta! E essa luta recomeça a cada novo dia. Não vale a pena se amargurar com acontecimentos passados.
Boa semana!!
Beijus,

20 de agosto de 2014 às 20:45  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
ENFIM, DEVEMOS CAMINHAR COM NOSSOS PRÓPRIOS PÉS E PRINCIPALMENTE, TRAÇAR NOSSO CAMINHO SEM QUE NINGUÉM TENHA QUE NOS DIZER POR ONDE SEGUIR.
BELAS PALAVRAS AMIGO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

21 de agosto de 2014 às 22:32  
Blogger Cidinha disse...

Olá, amigo Àrabe. Sempre tão sábio! Nos emociona e nos impuciona a rever nossos valores para uma vida feliz.... muito obrigada querido amigo! Bela imagem e música. Agradeço o carinho da sua visita! Uma boa noite, e fim de semana. Bjos no seu coração!

21 de agosto de 2014 às 23:26  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Totalmente de acordo meu amigo
com este seu texto/conselho.
Segui-lo é uma forma positiva.
Desejo que o amigo esteja bem.
Bj.
Irene Alves

22 de agosto de 2014 às 13:20  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Luma! Mas, sinceramente: não é a melhor opção? :) Bom fim de semana!

22 de agosto de 2014 às 13:39  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Zilani! Até porque somos nós mesmos que iremos colher o que plantamos. Bom fim de semana.

22 de agosto de 2014 às 13:40  
Blogger O Árabe disse...

Sou eu que agradeço, Cidinha, o carinho e conforto da sua amizade. Bom fim de semana!

22 de agosto de 2014 às 13:41  
Blogger O Árabe disse...

Estou bem, sim, Irene; e você, amiga? Bom final de semana!

22 de agosto de 2014 às 13:42  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky