O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 1 de julho de 2016

A ESPERANÇA E A GRATIDÃO



Abrigai em vós a esperança.
E cantai, em vossos corações, a canção da gratidão. Sede gratos, pelo muito que vos traz a Vida; como o pássaro agradece à Natureza, que lhe proporciona tudo de que necessita.

Costumais acreditar que as vossas necessidades têm a extensão dos vossos desejos; e por isto vos perdeis em frustrações, quando deveríeis ser felizes pelo muito que tendes.

Desejais o vinho, quando a água fresca brota em vosso poço; quereis a seda, enquanto a lã macia vos agasalha; e cobiçais os bolos, embora o pão dourado esteja em vossa mesa.
Em vossas orações, suplicais ao Universo o que julgais que vos falte; e vos perdeis entre pedidos, quando mais sensato seria erguer a vossa voz para o louvor agradecido.

Certo é que vos foi ensinado: “buscai e vos será dado, batei e a porta vos será aberta”. Porém, é também certo que cada homem deve ganhar o sustento com o suor de seu rosto.

Em verdade, recebeis o que necessitais. Se mais pretendeis ter, cabe-vos o trabalho de obtê-lo; porque o homem que deseja o pão deve semear o trigo e construir o forno.
O Universo vos dá o solo fértil e a semente generosa; a água da chuva e o calor do sol, que sustentam a plantação; o barro e o carvão de que precisais para o forno que assa o pão.

Podeis reclamar, se vos cabem o plantio e a colheita, quando cada ato traz em si a própria recompensa? Não é o aroma do pão que assa uma delícia para os vossos sentidos?
Do Universo, recebeis a estrada e o roteiro. Caminhai o vosso caminho; e lembrai-vos de agradecer pelas flores que o perfumam e pela grama macia sob vossos passos.

Não vos revolteis, entretanto, com as pedras inclementes que vos ferem os pés. Agradecei também por elas, que ao magoar-vos vos ensinam a melhor maneira de caminhar.
Sede gratos à brisa, que ameniza o calor e acaricia os vossos cabelos. Mas agradecei também ao vento forte, que ao dificultar a vossa marcha desperta em vós a persistência.

Agradecei aos vales que encontrais no caminho, pela planura que facilita a caminhada. Mas sede gratos também às montanhas, de cujos picos desfrutais as melhores paisagens.
Agradecei à calmaria, que vos oferece o céu azul ornado pelo branco das nuvens. Mas recordai-vos que foi o raio, ao atingir a árvore seca, que vos mostrou a existência do fogo.

Cantai, em vossos corações, a canção da gratidão.
E vos ouvirá o Coração do Universo.
 Música:

31 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Sabe Árabe? Eu creio que nos basta agradecer, porque para o Pai, não necessitamos pedir, porque ele bem sabe das nossas necessidades. Mas ter fé e acreditar na misericórdia de Deus.
Eu sempre digo que de diversas forma, já senti sua presença em minha vida. E isso é tudo!
Muito lindo e emocionante o post ao som dessa linda musica e ornada pela bela imagem.
Bom fim de semana! Beijos

1 de julho de 2016 às 23:38  
Blogger chica disse...

Falaste tudo! E lindamente! Adorei! Esperar e depois saber e lembrar de agradecer! abração, linda semana! chica

2 de julho de 2016 às 06:50  
Blogger ONG ALERTA disse...

Agradecer faz parte da vida!!!
Abraço Lisette

2 de julho de 2016 às 13:13  
Blogger CÉU disse...

Nada cai do céu, estimado amigo.
Agradecer, sempre, foi, é e será preciso.

Abraço e bom domingo.

2 de julho de 2016 às 19:25  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Olá:

Assim seja.Quanto à pedras no caminho, com essas posso eu.O pior são os penedos que não têm fim.Mas acho que acabei de passar um.Grande alpinista fui.Isto foi num sonho que se repetia vezes sem conta.

Beijinho doce:)

2 de julho de 2016 às 19:44  
Blogger Unknown disse...

"Agradecei aos vales que encontrais no caminho, pela planura que facilita a caminhada. Mas sede gratos também às montanhas, de cujos picos desfrutais as melhores paisagens."

Sim Árabe, a meu ver, é muito bonito o reconhecimento, a gratidão, o que deveria está presente na vida de todos nós, independente da situação. Infelizmente não é assim, a facilidade do ser humano esquecer tudo e qualquer benefício que recebe, é muito grande, acho que até demais! Amei a imagem, o texto e a musica, tudo muito lindo! De coração, que você tenha uma ótima semana, com paz e saúde! Um abração e obrigada!

4 de julho de 2016 às 16:44  
Anonymous Helena disse...

"Não vos revolteis, entretanto, com as pedras inclementes que vos ferem os pés. Agradecei também por elas, que ao magoar-vos vos ensinam a melhor maneira de caminhar."

Hoje, meu amigo, coloco o foco com mais proveito neste excerto que fiz acima, pois a duras penas tenho aprendido novas formas de caminhar... Mas todo o texto é perfeito!

Que as horas dos teus dias possam te dizer de como tu és especial aos olhos do Pai e também dos teus amigos que, nesta tua fonte de sabedoria, sempre encontram as palavras certas para as próprias necessidades.

E que nestas horas os sorrisos possam se multiplicar e as estrelas reproduzirem o brilho de amor pela vida que sempre existe no teu olhar.

Com carinho,
Helena

5 de julho de 2016 às 07:03  
Blogger Fá menor disse...

Quanta verdade! Sempre muito boas as suas advertências, obrigada!

Bj

5 de julho de 2016 às 11:42  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto das tais pérolas de sabedoria que tanto gosto de ler e meditar.
Por vezes somos muito exigentes querendo sempre um pouco mais do que é necessário.
Esqueço que ao meu redor há tantos irmãos dormindo nas ruas do desassossego...
O Universo nos guia e oferece imensas dádivas pelo caminho.
Quando tropeçamos temos outros cuidados par evitar novo tropeço.
Aceitar os desígnios do Universo e sorrir, mesmo que a alma tantas vezes nos doa. Aprendemos sempre nas provações.
E não esquecer de agradecer. Agradecer sempre e em qualquer circunstância mantendo sempre viva a chama da esperança, assim nos ensinou o Coração do Universo.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime
(A música de Richard Clayderman sempre me agrada. Lindo este noturno. Tenho um vinil dele na minha colecção;))!

5 de julho de 2016 às 17:26  
Blogger Smareis disse...

Olá Árabe!

Pois é meu amigo, nada vem na nossa mão se não for permitido por Deus. Ele sabe de tudo que precisamos. É por isso que precisamos agradecer até pelo que não recebemos. Certa vez lia uma frase que dizia que "Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão".
Adorei o texto. Seus textos sempre tão refletivos. Sempre me faz pensar...
Desculpa pelo transtorno ao comentar no meu blog. Estava mexendo na configuração pelo Smartphone e acabei esquecendo de atualizar o sistema de comentários. Agora esta tudo ok.
Abração amigo!

6 de julho de 2016 às 01:55  
Blogger Marina Filgueira disse...

Como siempre, una lección de vida nos dejas: para evolucionar y crecer como personas agradecidas.

Desde mi refugio de verano, un saludo muy cordial. Gracias y se feliz.

6 de julho de 2016 às 04:35  
Blogger Mariazita disse...

Como de costume... um texto repleto de verdades, em que devemos meditar.
É próprio do ser humano desejar mais do que na realidade necessita, o que, muitas vezes (e disso, infelizmente, tenho vasto conhecimento) acarreta dissabores e "amargos de boca".
À medida que a idade avança, contudo, penso que a tendência natural é para dispensarmos o supérfluo, distribuindo-o por quem mais necessita, e, ao mesmo tempo, agradecer o que nos sobra para vivermos com dignidade.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


6 de julho de 2016 às 08:40  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

Como sempre, um texto sábio e muito lindo.
Infelizmente, nós, seres humanos, somos eternos insatisfeitos, e praticamos pouco o exercício da gratidão. Deixamos de agradecer pelo muito que temos e que atende às nossas ncessidades, optando por reclamar pelo que entendemos que nos falta. É natural a busca pela satisfação de nossos sonhos, posto que são eles que nos motivam; todavia, não cabe frustração pelo que não nos é permitido realizar ou adquirir.

Adoro ouvir Richard Clayderman.

PS: As portas do meu espaço continuarão abertas. Somente fecharei os comentários das publicações posteriores. As circunstâncias atuais não me permitem uma interação no ritmo do blog. Assim, optarei, por ora, por visitas esparsas para não perder contato com os ótimos amigos que conquistei na blogosfera. Você sempre poderá entrar em contato comigo, seja por email, seja por intermédio das publicações anteriores. Sua amizade é gratificante para mim.

Belos e felizes dias.

Abraço.

6 de julho de 2016 às 12:10  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Agradecer é o que poucos fazem... o ser humano em geral so se lembra de pedir ou reclamar... faz parte da essencia humana... e é na caminhada da evoluçao que se descobre que agradecer é a oraçao mais poderosa...

Beijos, Arabe...

8 de julho de 2016 às 08:17  
Blogger O Árabe disse...

Também acredito nisso, Olhos de Mel; o Pai conhece as necessidades do filho, melhor que ele mesmo! Obrigado, e bom fim de semana; não perca a música e a imagem do post de hoje; também são lindas!

8 de julho de 2016 às 19:38  
Blogger O Árabe disse...

Sempre, Chica, lembrar de agradecer! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

8 de julho de 2016 às 19:39  
Blogger O Árabe disse...

Ou ao menos deveria fazer, não, Lisette? :) Bom fim de semana; obrigado.

8 de julho de 2016 às 19:46  
Blogger O Árabe disse...

Quase, Céu. Do céu, só cai chuva! :) Obrigado, amiga; bom fim de semana.

8 de julho de 2016 às 19:48  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Doce Amor, é que muitos penedos nos aparecem. Menos mal, quando em sonhos!:) Obrigado, bom fim de semana.

8 de julho de 2016 às 19:50  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Maria Luzia! Graças a Deus, neste ponto sou meio fora do normal. Esqueço mais fácil uma negativa, do que um benefício que me fazem; e acho isto ótimo! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

8 de julho de 2016 às 19:53  
Blogger O Árabe disse...

Que posso fazer, Helena, senão agradecer? Minha gratidão, amiga; bom fim de semana!

8 de julho de 2016 às 19:55  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Fa, pela companhia e amizade! Bom fim de semana.

8 de julho de 2016 às 19:56  
Blogger O Árabe disse...

Muito bom o seu comentário, Ailime, e dele destaco: "O Universo nos guia e oferece imensas dádivas pelo caminho". Pura verdade! Entretanto, muitas vezes não agradecemos, mas sempre reclamos do que julgamos que nos falta! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

8 de julho de 2016 às 19:58  
Blogger O Árabe disse...

De acordo, Smareis! Se precisamos exagerar, que seja na gratidão. Muito bom saber que o sistema de comentários já está OK, amiga! Obrigado, bom fim de semana.

8 de julho de 2016 às 20:00  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Marina; e espero, amiga, que as férias de verão estejam sendo tão belas quanto mereces! Bom fim de semana, obrigado.

8 de julho de 2016 às 20:01  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Mariazita! A sensatez é uma das muitas coisas boas que a idade nos traz, não é? Obrigado, amiga; bom fim de semana!

8 de julho de 2016 às 20:02  
Blogger O Árabe disse...

O sentimento é recíproco, Vera; também faço questão de manter a nossa amizade! E concordo plenamente: devemos, sim, buscar os nossos sonhos; mas é preciso evitar a frustração, quando não conseguimos realizá-los. Bom fim de semana, amiga.

8 de julho de 2016 às 20:05  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Arco-Íris: a nossa gratidão ecoa, sim, no coração e na harmonia do Universo. Amiga, suspendeste o blog? Lá estive, esta semana... e senti falta! :( Bom fim de semana, obrigado pela presença constante e amiga.

8 de julho de 2016 às 20:08  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Não tenho a menor dúvida.

Beijinho doce

13 de julho de 2016 às 19:55  
Blogger O Árabe disse...

Nem eu! :) Bom resto de semana, Doce Amor.

14 de julho de 2016 às 16:31  
Blogger A Casa Madeira disse...

Certo dia Dalai Lama estava na frente de uma vitrine nos EUA iria fazer
uma palestra; parado ali olhava a vitrine e sorria alguém chegou e perguntou:
"Mestre porque sorris" e o mestre disse: Por que não preciso nada dessas coisas...

Levo isso comigo: Agradeço muito o que possuo todos os dias para muitos pode
até ser por coisa... Cada vez mais olho ao redor e me sinto feliz por não precisar
seguir padrões... e agradeço por isso. Mas tenho muitos espelhos kkk pra não perder o
foco kkk.
Abraços
janicce.

21 de julho de 2016 às 15:46  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky