O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

DE SONHOS E REALIDADES

Certo é que não conseguireis realizar todos os vossos sonhos.
Porém, é igualmente certo que vale a pena sonhar cada um deles. Porque o sonho, enquanto dura, ilumina a vossa alma; como a chama efêmera, antes de extinguir-se, aquece o viajante.
Abraçai, portanto os vossos sonhos; deixai-vos flutuar sobre eles, como se vagásseis entre as nuvens do céu. Que não vos preocupe a sua duração, mas vos encante a sua intensidade.
Mantende, entretanto, os vossos pés no chão. Lembrai-vos de que o pássaro voa livre no espaço, mas é sobre a terra que necessita encontrar o alimento que o sustenta e o ninho que o abriga.
Deveis colocar limites às vossas atividades, porque para realizá-las dependeis das forças do vosso corpo. Mas por que limitaríeis os vossos sonhos, se a eles vos levam as asas do verdadeiro Eu?

Sede livres, ao sonhar os vossos sonhos. Porque o homem verdadeiramente preso não é aquele que se encontra em uma cela, mas sim o que é incapaz de voar sem limites, na sua imaginação.
Decerto, jamais encontrareis o pote de ouro ao fim do arco-íris. Porém, esta verdade torna menos atraente a estrada translúcida que adorna o céu, com todo o encanto das suas sete cores?
Nem encontrareis Papai Noel descendo por vossa chaminé, ou colocando o vosso presente. Todavia, é certo que a sua imagem povoou por algum tempo os vossos sonhos e vos fez mais felizes.
Talvez não tenham sido verdadeiros todos os vossos amores; contudo, cada um deles não vos fez viver em um mundo mais encantado e colorido, durante todo o tempo em que durou?
Porque os sonhos não precisam realizar-se, para trazer-vos felicidade. São como o perfume das flores, que se espalha pelo ar e torna agradáveis os vossos passos, enquanto caminhais pelo jardim.
E acreditai-me, quando vos digo: talvez seja melhor que permaneçam como sonhos.  Pois o horizonte, que de longe parece reunir o céu e a terra, de perto é um lugar como outro qualquer.
Não existem sonhos que não terminem um dia. Em verdade, um sonho não finda apenas quando se mostra impossível; muitas vezes, começa também a morrer quando se torna realidade.
Desfrutai deles, portanto, enquanto permanecem convosco. Desfrutai de cada um dos segundos que duram, da esperança que vos trazem, da alegria que fazem nascer em vosso coração.
E não temais as decepções que vos possam trazer; porque não é sensato temer as trevas da noite, enquanto o sol ilumina o mundo. Não vos deveis apiedar do homem que vê morrer um sonho.  
Tende piedade, sim, daquele que é incapaz de sonhar.  
Música:

39 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Lindo demais, Árabe! Sonhar nos faz sentir que estamos vivos. Ainda que não se realizem os sonhos, vale a pena fazer essa viagem.
Bom fim de semana! Beijos

24 de setembro de 2016 às 00:21  
Blogger chica disse...

Doce e tão lindo! Assim deve ser: a consciência que nem todos os sonhos iremos realizar, mas isso NUNCA nos deve impedir de sonhar! abração, linda semana! chica

24 de setembro de 2016 às 06:31  
Blogger Unknown disse...

Amigos meus e da Leninha: apenas para agradecer por todas as demonstrações de afetividade manifestadas no seu blog e pela solidariedade a mim e toda a nossa família.
Estamos bem, dentro do possível. A Leninha postou uma mensagem lá no seu espaço, e quero dizer que ela visitará a todos oportunamente, apenas o tempo de se organizar nesta nova vida que a espera.
Nosso carinho a todos, e nossa gratidão a cada um.
Aninha

24 de setembro de 2016 às 07:31  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Olá:

É verdade.Há quem diga que "o sonho comanda a vida"E faz bem sonhar, com os pés na terra.Mas olha que um dia, quando menina, corri, corri para o arco iris com a finalidade de encontrar o tesouro escondido.Mas é claro que nada consegui.Coisas de criança.Já o papai noel:)))) existe sim e não vem pela chaminé, mas entra em casa e ainda não entendi como...mas que existe...ai existe sim!

Beijinho doce:)

24 de setembro de 2016 às 16:31  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Se do homem for tirado a capacidade de sonhar, nada mais resta... o homem sobrevive por causa de seus sonhos, sao os sonhos que os impulsiona a ir sempre em frente...

Beijos, Arabe...

25 de setembro de 2016 às 04:23  
Blogger CÉU disse...

Olá, estimado amigo!

Sonhar é muito importante. A vida se faz de coisas boas e más, mas sonhar, ah, que coisa fantástica!
Adorei seu texto, como sempre!

Abraço e boa semana!

25 de setembro de 2016 às 19:45  
Blogger ANNA disse...

Gracias por pasar por el blog tuve un error y se me borraron todos los comentarios que habia en algunas entradas que mal verdad.
‌Si sento si en alguna no te respondo por lo que ya te comentado.

Me gusta mucho el tuyo.

http://anna-historias.blogspot.com.es/2016/09/muerte.html?m=1

26 de setembro de 2016 às 09:16  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

assim é, sonhos são mesmo isso "sonhos" podem ou não realizar-se, mas é importante sonhar...que seria de nós sem os (nossos) sonhos?!

boa semana.

beijinhos

:)

26 de setembro de 2016 às 10:24  
Blogger Unknown disse...

"Desfrutai deles, portanto, enquanto permanecem convosco. Desfrutai de cada um dos segundos que duram, da esperança que vos trazem, da alegria que fazem nascer em vosso coração."

Assim mesmo, aproveitar os melhores momentos que a vida nos oferece. Quanto aos sonhos, sonhar sem tirar os pés do chão, kkkk. Sonhos possíveis realizar alimento. Sou um pouco rígida com minha maneira de sonhar. Tenha uma semana maravilhosa com paz e saúde. Tudo lindo, amei!!! Grande abraço e obrigada!

26 de setembro de 2016 às 11:46  
Blogger Fá menor disse...

Muito bonito e verdadeiro, como já nos habituou.

Boa semana, amigo!

Bjos

26 de setembro de 2016 às 13:59  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu Amigo e bom Árabe,
Um texto lindo que mais se assemelha a um Poema repleto de pérolas de conhecimento.
"O sonho comanda a vida e sempre que o homem sonha, o mundo pula e avança" assim diz um Poeta português. Sonhar com os pés bem assentes no chão para podermos seguir com confiança e quem sabe algum dos sonhos se torne realidade;). Só o facto de termos nascido já foi um grande sonho que nossos pais nos ofereceram por amor.
Beijinhos e continuação de boa semana
Ailime


26 de setembro de 2016 às 20:40  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Estamos sempre a sonhar é impossível ter tempo para realizar todos!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

27 de setembro de 2016 às 06:45  
Blogger Vera Lúcia disse...


É verdade que um sonho finda quando começa a se tornar realidade, mas outros sonhos devem ser idealizados para que prossigamos sempre estimulados na jornada da vida. Os sonhos são impulsionadores e preenchem espaços importantes em nossa vida. Sonhar é preciso, mas até os sonhos devem ser coerentes com a realidade de cada um. Quem abraça sonhos impossíveis viverá frustrado e infeliz. As metas buscadas devem apresentar coerência com as possibilidades, ainda que pareçam inalcançáveis.
Um lindo e sábio texto, do qual destaco: "Porque os sonhos não precisam realizar-se, para trazer-vos felicidade. São como o perfume das flores, que se espalha pelo ar e torna agradáveis os vossos passos, enquanto caminhais pelo jardim." (Lindo!)

Adorei ouvfir a bela música.

Abraço.

27 de setembro de 2016 às 19:01  
Blogger Smareis disse...

Um texto com grandes ensinamentos como todos que você nos presenteia.
A vida é feita de sonhos, enquanto existe vida, existem sonhos. O que seria de nós pobres mortais sem os nossos sonhos. Embora nem todos conseguimos realizar, mais a gente tenta.
Uma boa semana meu amigo!
Abraços!

27 de setembro de 2016 às 23:47  
Blogger helia disse...

Sem sonhos a Vida é bem mais difícil ! Nunca devemos deixar de sonhar ! O sonho alimenta a Vida !

28 de setembro de 2016 às 08:38  
Blogger Mariazita disse...

Amigo Árabe
Sem sonhos a vida seria muito cinzenta.
Realizá-los é o anseio de todos nós. Contudo... não devemos sonhar demasiado alto, e, como o amigo muito bem diz, é necessário manter "os pés no chão"...

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

29 de setembro de 2016 às 06:42  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Olhos de Mel. O que nos faz felizes não é realizar um sonho, mas o tempo em que o sonhamos. Obrigado, bom resto de semana.

29 de setembro de 2016 às 10:03  
Blogger O Árabe disse...

Nunca, Chica! Deixar de sonhar é deixar de viver. Obrigado, amiga; bom resto de semana.

29 de setembro de 2016 às 10:04  
Blogger O Árabe disse...

Lamentando ainda a triste notícia, Aninha, rogo ao Coração do Universo que vocês encontrem nas boas lembranças a força de que necessitam para seguir em frente. Bom resto de semana.

29 de setembro de 2016 às 10:07  
Blogger O Árabe disse...

Tão bom pensar assim, Doce Amor... tão bom pensar assim! :) Bom resto de semana.

29 de setembro de 2016 às 10:08  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Arco-Íris. Acredito, mesmo, que toda realização nasce de um sonho... é o ponto de partida. Obrigado, minha amiga; bom resto de semana.

29 de setembro de 2016 às 10:10  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você disse tudo, Céu: sonhar é simplesmente fantástico! Bom resto de semana, amiga.

29 de setembro de 2016 às 10:11  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Anna. Bom resto de semana!

29 de setembro de 2016 às 10:11  
Blogger O Árabe disse...

Essa é uma excelente pergunta, Piedade: que seria de nós, se não fossemos capazes de sonhar? Bom resto de semana, obrigado!

29 de setembro de 2016 às 10:13  
Blogger O Árabe disse...

É algo a ser pensado, Maria Luzia: ser um pouco rígido com os sonhos é prevenir-se contra as desilusões. :) Grato, minha amiga; bom resto de semana.

29 de setembro de 2016 às 10:14  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fa, pela gentileza e amizade. Bom resto de semana!

29 de setembro de 2016 às 10:15  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Ailime: o simples fato de termos nascido já representou a realização do sonho de amor de nossos pais. Obrigado, minha amiga; bom resto de semana!

29 de setembro de 2016 às 10:18  
Blogger O Árabe disse...

E isto é bom, Teresa Isabel: assim, a cada dia estamos em busca de um novo sonho! :) Obrigado, bom resto de semana.

29 de setembro de 2016 às 10:19  
Blogger O Árabe disse...

De seu sensato comentário, Vera, destaco: "Sonhar é preciso, mas até os sonhos devem ser coerentes com a realidade de cada um". Alimentar sonhos impossíveis é construir castelos nas nuvens... e arriscar que desabem sobre nós! :) Obrigado, amiga; bom resto de semana.

29 de setembro de 2016 às 10:21  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Smareis: o principal não é realizá-los, mas continuar tentando! :) Obrigado, minha amiga; bom resto de semana.

29 de setembro de 2016 às 10:23  
Blogger O Árabe disse...

Essa, Hélia, é uma das frases mais sensatas que já ouvi: o sonho alimenta a vida! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

29 de setembro de 2016 às 10:24  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você colocou muito bem, Mariazita: sem o colorido dos sonhos, a vida seria cinzenta! Obrigado, minha amiga; bom resto de semana!

29 de setembro de 2016 às 10:26  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!!!

Como de costumbre nos deja una exquisita lección de vida para ir soñando de paso que caminamos por ella.
La vida misma es un sueño. De Calderón de la Barca un gran escritor, y los sueños, sueños son, mas que no falten los sueños e ilusiones, pues sino será el final.

Un abrazo y feliz fin de semana.

30 de setembro de 2016 às 16:25  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
SONHAR SIM, POIS ATRAVÉS DOS SONHOS NOS CONECTAMOS COM NOSSO EU INTERIOR, MAS, MANTER SEMPRE OS PÉS NO CHÃO.
LINDO E RELEVANTE TEU TEXTO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

30 de setembro de 2016 às 18:33  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Olá:

Passei para desejar bom fim de semana.

Aguardo novo post

Beijinho doce:)

30 de setembro de 2016 às 18:53  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Marina. E concordamos: quando nos faltarem os sonhos, será o final; tomara que isto jamais aconteça! Bom fim de semana.

30 de setembro de 2016 às 22:12  
Blogger O Árabe disse...

Sempre, Zilani. Talvez esta seja a receita: coração nas nuvens, pés bem firmes no chão! :) Obrigado, bom fim de semana.

30 de setembro de 2016 às 22:13  
Blogger O Árabe disse...

Aqui está, Doce Amor; obrigado, pela gentileza e amizade. Bom fim de semana!

30 de setembro de 2016 às 22:14  
Anonymous De... disse...

Haverá um lugar onde nenhum sonho é impossível!!!

8 de outubro de 2016 às 00:25  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky