O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O CULTIVO DO AMOR


Cultivemos o Amor em nós.

Pois nada mais necessitamos plantar, para termos a melhor colheita. Façamos do nosso coração o solo fértil, onde o Amor possa lançar profundamente as suas raízes, e outra será a vida para nós.

Porque não é ao nosso redor, que devemos promover a mudança; mas em nosso verdadeiro Eu. Ensina um velho ditado que, se cada um limpar a frente da sua casa, o mundo será mais limpo.

E, se cada um acender um fósforo, a escuridão será banida do planeta, mesmo durante a noite mais densa. Se cada homem ceder um pouco do que lhe sobra, ninguém amargará a fome ou a miséria.

Esta é a verdade: dependem de nós, as mudanças que dizemos buscar. E, como é preciso que as gotas de água se unam, para formar o oceano, precisamos estar juntos, para mudarmos o mundo.

Cultivemos, portanto, o Amor em nós; outro caminho não existe, para que possamos vencer o egoísmo que nos separa. Para caminharmos juntos, é preciso que cada um ampare o seu irmão.

Cultivar o Amor é plantar a confiança; é deixar de temer o próximo, é abandonar os preconceitos e ter a coragem de aceitar as diferenças entre nós. É praticar a tolerância e saber perdoar.

Cultivar o Amor é aprender que o sofrimento de um é o sofrimento de todos; que só juntos chegaremos ao fim do caminho. É compreender que só quando estivermos juntos, conheceremos a plenitude.

Cultivar o Amor é não pretender impor as suas ideias, mas ser capaz de raciocinar sobre as ideias alheias. É verdadeiramente ouvir; é ter a humildade de reconhecer os próprios erros e voltar atrás.

Cultivar o Amor é sacrificar-se, quando for necessário; é entender que cada um tem as próprias necessidades e mais vale dividir o copo de água, do que atrair a revolta de quem já não suporta a sede.

Cultivar o Amor é oferecer a mão protetora à criança que começa a andar; e o braço de apoio ao idoso, que já sente dificuldade em sustentar-se sobre as pernas cansadas pelo peso dos anos.

Cultivar o Amor é fugir à discussão, quando os ânimos se exaltam; é abraçar, em vez de agredir; é argumentar em voz baixa, vencendo o desejo de gritar; é saber que a paz é a verdadeira vitória. 

Cultivemos o Amor em nossos corações, a todas as horas. Porque é verdade que o homem é escravo dos seus hábitos; se nos acostumarmos a amar, esta será em breve a nossa conduta natural.

Cultivemos o Amor, e cultivaremos a sabedoria. Através do Amor, aprenderemos a viver e a caminhar. Cultivemos o Amor, porque precisamos andar juntos; e a verdade é que não somos todos iguais.

Mas somos todos irmãos.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_roupa_nova_natal_todo_dia.mid

FELIZ NATAL, AMIGOS!

22 Comentários:

Blogger chica disse...

Linda mensagem e o AMOR deve ser mesmo sempre cultivado em nós...

Feliz Natal, que ele seja iluminado e abençoado e dure cada dia do ano novo que se aproxima! abraços, tudo de bom,chica

23 de dezembro de 2017 às 05:11  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

“Nenhum homem é uma ilha; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar de teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”.
Ernest Hemingway

Nenhum homem é uma ilha, a morte de qualquer homem me diminui... é isso, amar é contagioso, se doarmos amor, ele se espalhara e tudo que ferir ao meu proximo abrira uma ferida em mim...
Amemos entao, primeiro a nos mesmos, para sermos completos para a mar o outro... so o amor salva...

Arabe, meu querido amigo... lhe desejo um Natal de muita paz, muita harmonia, alegrias e amor em familia... e que o ano que se inicia traga bençaos para vc e para os seus...

Feliz Natal...

Beijos...

23 de dezembro de 2017 às 08:30  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

*Amemos entao, primeiro a nos mesmos, para sermos completos para amar o outro... so o amor salva...

23 de dezembro de 2017 às 08:31  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu Amigo e bom Árabe,
Feliz e santo Natal também para si e sua Família.
Muito obrigada.
Voltarei mais tarde para comentar o post.
Beijinhos e Boas Festas!!
Ailime

23 de dezembro de 2017 às 17:56  
Blogger Fá menor disse...

Bem pertiente, como habitualmente. Grata pelas sábias palavras.
Boa continuação de Felizes Festas Natalícias.
Bom Ano Novo, com o cultivo do Amor! Beijinhos.

26 de dezembro de 2017 às 13:03  
Blogger A Casa Madeira disse...

O amor liberta.
Bom 2018.
Abraços.

29 de dezembro de 2017 às 12:02  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Àrabe
é o amor o motor que faz gerir o mundo
pena andar tão escasso
um belo texto como sempre
agradeço reconhecida as visitas feitas ao longo do ano que caminha para o seu terminús
e desejo que o ano de 2018 seja cheio de saúde e muitas prosperidades.
Feliz Ano Novo
Beijinhos
Bom fim de semana
:)

29 de dezembro de 2017 às 14:03  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica! E não há como discordar, não é? Cultivar o Amor é preciso; só através dele, construiremos um mundo melhor! Feliz Ano Novo, para você, o Kiko e a "meninada"; que, em 2018, possamos realizar os nossos sonhos!

29 de dezembro de 2017 às 19:19  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Arco-Íris: só o Amor salva. Obrigado, minha amiga, pela companhia constante,apesar de todas as dificuldades que este ano nos trouxe. Feliz Ano Novo, com saúde, paz e felicidade; que, em 2018, possamos realizar os nossos sonhos!

29 de dezembro de 2017 às 19:22  
Blogger O Árabe disse...

Ailime, amiga fiel e constante, obrigado por todos os belos posts com que nos presenteaste durante este ano e que muito me fizeram pensar, sendo a origem de muitos dos meus próprios posts. Feliz Ano Novo, com saúde, paz e felicidade; que, em 2018, possamos realizar os nossos sonhos!

29 de dezembro de 2017 às 19:24  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy! E hoje, em retribuição, quero aproveitar para desejar-te um feliz Ano Novo! Que, em 2018, possamos realizar os nossos sonhos!

29 de dezembro de 2017 às 19:25  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Fa! Grato a você, minha amiga, pela gentileza e constância; e, principalmente, pelas belas imagens e belos textos, que nos trouxeste durante todo o ano. Feliz Ano Novo, com saúde, paz e felicidade; que, em 2018, possamos realizar os nossos sonhos!

29 de dezembro de 2017 às 19:27  
Blogger O Árabe disse...

Liberta, Janicce; e nos faz melhores, em cada dia. Obrigado, amiga, pela companhia e pelos belos textos que sempre nos ofereces e (acho que já disse) me permitem um vislumbre da vida rural, que tanto me atrai! Feliz Ano Novo, com saúde, paz e felicidade; que, em 2018, possamos realizar os nossos sonhos!

29 de dezembro de 2017 às 19:30  
Blogger O Árabe disse...

Não me deves agradecer pelas visitas, Piedade; sou eu que te agradeço, pelos belos posts em que nos trazes a tua poesia. É sempre uma alegria visitar o teu blog, e desfrutar dos teus textos e das imagens que tão bem escolhes. Feliz Ano Novo, com saúde, paz e felicidade; que, em 2018, possamos realizar os nossos sonhos!

29 de dezembro de 2017 às 19:33  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Quando de fato existe amor, tudo se transforma. Porém muitas paixões, muitas saudades e muitos desejos, são confundidos com o amor. Mas no fundo são bem distintos.
fique com Deus, beijos

29 de dezembro de 2017 às 23:27  
Blogger Ailime disse...

Amigo, desculpe por não ter voltado, mas o meu pai faleceu no Dia de Natal. Foi muito triste, mas chegou a hora da sua partida para o Coração do Universo.
Aos poucos retomarei as minhas visitas.
Beijinhos e feliz 2018 para si e sua Família.
Ailime

30 de dezembro de 2017 às 14:23  
Blogger Marina Filgueira disse...

Es un precioso testo del que fomentas el amor que es un tesoro muy preciado, sin amor nada somos.
Gracias por darnos tanto y tan bello.

2 de janeiro de 2018 às 17:23  
Blogger CÉU disse...

Um bonito texto de amor e como devemos cultiva-lo. Quem cultiva, corretamente, sempre terá fruto e flor.

Espero que seu Natal tenho sido de amor e paz. O meu decorreu bem.

Beijos para todos vocês.

PS: estive ausente uns dias após o natal e só voltei, hoje.

2 de janeiro de 2018 às 18:49  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Olhos de Mel: muitos são os sentimentos que podem ser confundidos com o Amor. Entretanto, só ele pode unir todos nós, em nossa caminho para o Coração do Universo. Desculpe a demora; só hoje, vi este comentário. Obrigado, bom resto de semana.

3 de janeiro de 2018 às 14:44  
Blogger O Árabe disse...

Sinto muito, Ailime, o triste acontecimento; bem sei que, nestas horas, as palavras de nada adiantam, mas espero que possas encontrar conforto nas boas lembranças dos tempos em que juntos estivestes. Estou a teu lado, amiga, e lembro-te que aqueles que se amam haverão de reencontrar-se um dia, no Coração do Universo. Meu sincero abraço, feliz 2018!

3 de janeiro de 2018 às 15:05  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Marina, pela companhia constante e amiga. E concordo, inteiramente: sem amor, nada somos!

3 de janeiro de 2018 às 15:06  
Blogger O Árabe disse...

Graças a Deus, Céu, o nosso Natal também transcorreu em paz e harmonia; fico feliz, em saber que o mesmo ocorreu contigo. Muito bom ver-te de volta, feliz 2018!

3 de janeiro de 2018 às 15:08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky